A sambista Leci Brandão se apresenta dia 27/3, sexta-feira, no Teatro do Sesc Santo Amaro (zona sul da capital paulista), às 21h, e traz o que há de melhor da sua discografia, além de versões de artistas de outras vertentes musicais. “Tudo em um show dançante”, como ela destaca. A lista de sucessos próprios deve incluir “Eu Só Quero Te Namorar”, “Zé do Caroço”, “Fogueira de Uma Paixão”, “Isso é Fundo de Quintal”, “Retrato Cantado de Um Grande Amor” e “Papai Vadiou”.
Nascida no bairro de Madureira e criada em Vila Izabel, no Rio de Janeiro, Leci Brandão foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da escola de samba Estação Primeira da Mangueira. A cantora possui uma carreira marcada pela resistência, enfrentando até, em alguns momentos, problemas com gravadoras, que não aceitavam suas canções marcadas por uma crítica social veemente contra a desigualdade e questões sociais.
No ano passado, ela voltou ao estúdio e regravou dois sambas gravados em 1988 – “Refazendo a Cabeça” e “Um Beijo no Seu Coração”. Com 23 álbuns gravados e várias compilações, a artista se destaca pela reverência e carisma no cenário da Música Popular Brasileira e promoção da igualdade racial e visibilidade das mulheres com seu trabalho artístico.
Aos 76 anos, Leci Brandão há décadas mantém uma carreira política em paralelo ao seu trabalho artístico. Atualmente, é deputada estadual por São Paulo.
Abaixo, Leci relendo o clássico “Valeu”, que talvez esteja no setlist de São Paulo: