Destaque

Marcos Valle lança single “Alma” e anuncia novo álbum

marcos valle

“Alma” é o título do primeiro single do álbum “Sempre”, novo projeto de Marcos Valle, um dos artistas brasileiros mais reconhecidos no exterior. A faixa fala de um encontro num bar, que surge como algo pequeno mas que pode esconder um grande amor. A produção traz a assinatura de Daniel Maunick, com co-produção do próprio artista, e está disponível nas plataformas de música digital.

“A letra é sobre um amor que pode acontecer em qualquer no mundo. Num mundo de encontros e desencontros — e encontros frívolos –, eu quis falar que um desses pode ser algo muito maior, de um grande amor. O encontro é mais do que algo físico, é da alma presente no título”, conta Marcos Valle. “‘Alma’ tem uma ligação com a minha fase de estudos e gravação sobre a black music, como a que tive no fim dos anos 70 com Leon Ware. Ela tem o soul com um toque brasileiro. Essa faixa reflete o caminho do disco, que terá bastante balanço”.

Com lançamento previsto para 28 de junho, “Sempre” é um testemunho da contínua busca por desenvolvimento e reinvenção que definiu a carreira de seis décadas de Valle. Sempre mudando e seguindo em frente, ele começou como um dos compositores da segunda geração da Bossa Nova nos anos 60, escrevendo o mundialmente famoso “Samba de Verão” (conhecido também como “Summer Samba” ou “So Nice”) para o seu segundo álbum, “O Compositor e o Cantor”.

Após um breve período nos Estados Unidos, Valle retornou ao Brasil e, no início dos anos 70, lançou quatro álbuns inovadores, que incorporavam rock progressivo, influências psicodélicas, pop, jazz, soul e arranjos cinematográficos. Esses álbuns traziam Marcos  Valle trabalhando ao lado de várias bandas brasileiras influentes, como a Som Imaginário, O Terço e o trio de jazz funk Azymuth, do qual se tornou padrinho.

Em meados dos anos 70, Marcos Valle voltou aos EUA e iniciou parcerias com Leon Ware (ex-parceiro e produtor de Marvin Gaye) e com o grupo Chicago, além de gravar com Sarah Vaughan, dividindo a faixa “Something”, do álbum “Song of the Beatles”. Após ter cantado com Sarah em seu álbum, Marcos apresentou a ela algumas de suas músicas, o que a fez querer gravar o álbum “I Love Brazil”, em que interpreta apenas músicas brasileiras, incluindo duas músicas de Valle: “If You Went Away” (que Sarah interpretou no programa The Johnny Carson Show) e “The Face I Love”. Aliás, a parceria com Leon Ware não ficou restrita à música. Eles se tornaram grandes amigos e essa amizade rendeu mais de doze colaborações, entre delas “Rocking You Eternally”, faixa título de um dos álbuns mais respeitados de Ware.

Desde o início da década de 90, Marcos Valle vem trabalhando com a gravadora Far Out Recordings, com sede em Londres, onde sua abordagem musical permaneceu decididamente aberto a novas influências, possibilidades e tecnologias. Com uma obra cultuada mundialmente e atual desde sempre, Valle já teve suas faixas ressignificadas através de samples de artistas como Jay-Z, Kanye West, Pusha T, Capital Cities e Loyle Carner.

Ouça “Alma”, o novo single de Marcos Valle: 

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo