Destaque

MC Braz leva o funk de BH para a Europa nesta semana

mc braz

Um dos nomes mais relevantes da cena urban em Minas Gerais, o funkeiro MC Braz levará seu carisma e sucessos, que lhe deram mais de 2,3 milhões de ouvintes mensais apenas no Spotify, para uma mini-turnê na Europa, que passará por Portugal e Espanha. O giro acontece neste final de semana, entre os dias 13 e 15, e passará pelas cidades de Gandia (Espanha) e Porto (Portugal), além da Ilha Terceira Açores (também em Portugal).

Além de seus grandes hits, como “Kikando e me Olhando”, “Joga na Cara” e “Eu Cutuquei”, MC Braz levará ao público o repertório de seu mais novo álbum, intitulado “Beagá”, com objetivo de destacar o chamado funk-pique, variação do batidão criada na capital mineira, sua cidade natal. “O funk de BH, que cinco anos atrás não tinha notoriedade nacional, vem crescendo muito, explodindo músicas uma atrás da outra, cada vez mais tomando identidade própria. Hoje, você consegue ouvir um funk de São Paulo, um do Rio e um de BH e saber exatamente qual é qual, de onde é cada um. Acredito que o estilo de BH tenha sido um dos que mais estouraram música no TikTok nos últimos anos. Tenho muito orgulho de fazer parte disso e trabalhar com o funk de BH”, disse ele em entrevista recente.

Com parcerias com nomes fortes da cena, como Delano, Gaab, MC Josh e Dj Win, o cantor já lançou três faixas do novo projeto: “Sorte Sua”, “Jogando a Danada” e “Culpa Sua”. O álbum completo, com previsão de estreia ainda no primeiro semestre de 2023, terá outros cinco singles inéditos e promete nacionalizar e internacionalizar o funk mineiro.

Luís Henrique Braz, hoje com 23 anos,  iniciou sua carreira aos 14 anos de idade, compondo letras na escola. Ao postar suas músicas em seu canal do YouTube foi despertando interesse de produtoras, criou conexões com o mundo do funk de Belo Horizonte até que, em 2017, entrou para a gravadora mineira Funk Explode. “Não Nasci pra Me Apegar” foi seu primeiro hit na capital mineira, mas a partir de 2018 inaugurou oficialmente o subgênero conhecido como “Funk de BH” emplacando as faixas “Procedimento”, com o MC L da Vinte, e “Mina Mercenário”, com o MC Luan da BS.

Sua primeira faixa a atingir o nacional e chegar a  milhões de plays nas plataformas foi “Replay” em parceria com o MC Zaquin. Desde então, emplacou vários sucessos como “Eu Catuquei” (mais de 80 milhões de streams), “Condição” (13 milhões de streams), “Joga na Cara” (27 milhões de streams). Em 2022, ele encerrou sua parceria de cinco anos com a gravadora Funk Explode, se tornando um artista independente. “Kikando e Me Olhando”, seu primeiro lançamento independente, se tornou um dos challenges mais realizados do TikTok e em menos de um mês atingiu o TOP 10 dos singles de funk mais ouvidos no país — só no Spotify, soma mais de 107 milhões de plays.

Veja o clipe de “Kikando e Me Olhando”, um dos hits de MC Braz (gravado com convidados): 

Topo