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Mr. Brazilian music

“Meu pai era diplomata e viajava muito. Nasci em Montevidéu, mas fui registrado no consulado brasileiro. Eu tinha apenas 10 dias de vida quando nos mudamos da capital uruguaia para Brasília, para onde meu pai foi transferido. Morei lá até os quatro anos, quando ocorreu outra mudança em minha vida”. Com essa idade, Gene de Souza, hoje radialista e promotor de shows brasileiros nos Estados Unidos, rumou com a família para Washington D.C., onde foi alfabetizado. Quando tinha nove anos, a transferência foi para Moscou, na extinta União Soviética. “Depois nos mudamos para San José, na Costa Rica, onde terminei o colegial. Só voltei para os Estados Unidos em 1992. Eu estava com 18 anos. Foi quando ingressei na Universidade de Richmond, onde me formei. Lá eu me me apaixonei por música. Apresentava um programa de world music, na rádio da faculdade”, relata.
Em 1997, Gene mudou-se para Miami, onde começou a trabalhar numa empresa de seguro de viagens. “Um dia, dirigindo meu carro, sintonizei a rádio WDNA 88,9 FM, de Miami, que tocava latin jazz, blues e muita world music. Uma programação que me agradava bastante e que também incluía artistas brasileiros como Tom Jobim e João Gilberto”, lembra ele. Gene começou a freqüentar a rádio e rapidamente o colocaram para apresentar um programa no horário do almoço, às terças-feiras. “Era para tocar jazz e latin jazz, mas sempre que podia eu incluía músicas brasileiras nos programas”, recorda.
A diretora da rádio chamou Gene às falas: “Você está exagerando em suas sugestões. Está tocando muita música brasileira”, relembra o radialista. “Fiz então uma proposta à direção da rádio, que acabou sendo aceita: eu teria um programa só meu, onde poderia tocar 100% de música brasileira, de qualquer estilo. Claro que iria tocar Jobim, Caetano, Ivan Lins e nomes que os estrangeiros conhecem. Mas minha missão era mesmo mostrar a imensa riqueza e variedade da nossa música, através de nomes menos conhecidos como Zeca Baleiro, Marcelo D2, O Rappa, Zélia Duncan etc.”
O nome do programa é Café Brasil e pode ser ouvido aos domingos às 18 horas, horário de Miami, através o site www.wdna.org. “Isso aconteceu em 2002 e a partir daí passei a ser procurado por gravadoras, artistas e produtores de shows interessados em divulgar seus produtos brasileiros. Nesses 14 anos já estiveram comigo no estúdio grandes nomes como Milton Nascimento, Jorge Ben Jor e Daniela Mercury, entre outros. Meu programa virou parada obrigatória para artistas passando por Miami.”

PROMOÇÃO DE SHOWS
Já no início de sua atuação como apresentador, Gene viu as portas do show business se abrirem para ele. “No mesmo ano de 2002 fui convidado por Laura e James Quinlan para trabalhar na Rhythm Foundation, produtora de eventos de world music na Flórida. Além de apresentar artistas conhecidos da África, Europa e Caribe, foram eles que trouxeram os grandes nomes da MPB para Miami pela primeira vez, como Djavan, Gal Costa, Gilberto Gil e outros. Minha primeira produção com a Rhythm Foundation foi a turnê Noites do norte, de Caetano Veloso. O público lotou o Jackie Gleason Theater, hoje Fillmore Miami Beach”, explica Gene de Souza.
O trabalho da Rhythm Foundation com a música brasileira começou bem antes da chegada do radialista. O show que marcou o inicio das atividades da fundação foi uma apresentação de Milton Nascimento em 1988, também lotado. “Minha contribuição à proposta da fundação é apresentar artistas de gerações mais recentes, como Fernanda Porto, Maria Rita, Seu Jorge, Bossacucanova, Céu e outros”, diz ele. Gene tambem foi essencial na realização de projetos especiais que levaram espetáculos marcantes para o sul da Flórida. Entre eles Daniela Mercury na praia de Hollywood para mais de 15.000 pessoas, além de apresentações de Maria Bethânia no Fillmore Miami Beach, Ivete Sangalo no American Airlines Arena e, mais recentemente, Caetano Veloso e Gilberto Gil juntos no Bayfront Park Amphitheater, em Downtown Miami. “Cada um desses projetos exigiu dedicação especial, parcerias e estratégias que somente a Rhythm Foundation tem. Projetos como esses não teriam acontecido com produtoras comerciais ou produtores americanos tradicionais. Com a experiência de 30 anos no mercado e as relações que temos com os artistas, sabemos o que será sucesso ou não”, completa.
Apesar de tantos compromissos, Gene ainda encontra tempo para escrever na Gazeta Brazilian News, jornal brasileiro com maior distribuição na Flórida, onde alimenta sua coluna com as notícias que recebe diariamente do Brasil através das newsletters Sucesso e-mailing e Show Business Express.

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