Destaque

Natiruts preserva o ambiente em clipe com Melim

natiruts e melim

“De Tanto Sol”, videoclipe da banda Natiruts com a participação do trio Melim, foi postado na última sexta-feira, 25, “fazendo a diferença no meio ambiente”, segundo informa o release enviado à imprensa pela Sony Music. Além de belas cenas mostrando a história de um amor de verão em meio à natureza intocada do paraíso pernambucano Fernando de Noronha, este é o primeiro clipe carbono neutro do mundo. Isso significa que as emissões de carbono geradas com a produção do vídeo foram compensadas com ações que evitam o desmatamento e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.

“Temos a consciência de que tudo o que fazemos gera impacto negativo ao meio ambiente, pois a natureza é perfeita sem a intervenção humana. Mas tentamos fazer a nossa parte, sabendo que podemos fazer ainda mais”, diz Alexandre Carlo, vocalista da Natiruts, em cujo canal do YouTube foi postado o clipe da faixa.

O single, que faz parte do repertório do álbum “Good Vibration – Vol. 1”, lançado em junho do ano passado, é um reggae que ganha um tempero pop com a participação da Melim e promove um verdadeiro incentivo a honrar a natureza, sentir o sol e olhar o mar, enquanto afirma que, para aprender a amar, não é preciso dinheiro: “A gente quer a energia do bem / Na Palestina ou em Jerusalém / Lá em Noronha ou Guarda do Embaú / Que tudo seja dia de céu azul”, diz a letra da faixa, que acaba de ganhar uma versão acústica, subida nas plataformas também na sexta, 25.

Com Fernando de Noronha como cenário, a música ganhou um clipe solar, gravado durante a passagem do show da Natiruts pela ilha, em dezembro do ano passado. O vídeo, com direção de Mess Santos, traz a banda, ao lado da Melim, em uma celebração ao amor, representado pelo casal protagonista, e à paisagem paradisíaca que transborda energia. Tudo isso ganha mais sentido com a iniciativa por trás da gravação do clipe, que transmite os valores de sustentabilidade sempre defendidos pela Natiruts: se o carbono é inevitavelmente emitido de um lado, é também compensado de outro, através da atuação da Carbonext em áreas de risco previamente mapeadas e, por fim, preservadas. Dali, vem a garantia de que o valor pago pelo crédito de carbono foi investido na terra, sempre seguindo rígidos padrões e auditorias internacionais.

“O projeto Envira Amazonia, no Acre, foi o vetor desta ação. Com ela, a Natiruts deixou de emitir 2,1 toneladas de CO2 na atmosfera e preservou 10 árvores de 30 anos na Floresta Amazônica. A parceria com a Carbonext se deu da seguinte forma: a empresa recebe os detalhes da logística do clipe (água, voos, combustível, consumo de energia etc) e calcula quantas toneladas de carbono foram emitidas durante a produção. Daí compensa as emissões de CO2 impedindo a degradação da floresta amazônica por meio de projetos REDD+ (Reduction of Emission from Deforestation and Degradation)”, explica o press release.

A turnê mundial “Good Vibration”, do Natiruts, terá início em breve e passará pelo Brasil, além de cidades dos Estados Unidos e da Europa. Melhor: os shows também terão suas emissões de carbono neutralizadas. Bandas como Pearl Jam e Iron Maiden já realizaram turnês com compensação de pegadas de carbono.

Assista ao clipe do single “De Tanto Sol”, com Natiruts e Melim:

Topo