Destaque

Neto de João do Vale regrava o clássico “Carcará”

 israel vale

João do Vale, emblemático compositor maranhense que faria 88 anos em 2022, tem o seu maior clássico — e um dos maiores da história da MPB –, “Carcará”, revisitado pelo seu neto, o cantor Gabriel Vale. Com produção de Tuninho Villas em parceria com o selo Casa Com a Música e o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais (SINCOM), o single, que ficou conhecido sobretudo na voz de Milton Nascimento, está disponível nas plataformas digitais. A distribuição é da ONErpm.

joão do vale

Com elementos modernizados que reforçam a atemporalidade da canção, a homenagem conta com participações especiais de nomes como Robertinho Silva, Carlos Malta, Adelson Viana, Alexandre Ito Primo, Roberta Ribeiro e Walter Fernandes. “Anos atrás, fui convidado para prestigiar um sarau na Casa Com a Música em homenagem ao João do Vale e assim começou a nascer a parceria. Escolhemos ‘Carcará’ para homenagear o João pelo peso simbólico da canção, por ser um símbolo de resistência e também por ter sido eternizada nas vozes de Nara Leão e Maria Bethânia no show Opinião, um dos primeiros shows em reação ao Golpe de 1964. É necessário resgatá-la pensando no momento político atual do Brasil”, diz o cantor e produtor cultural Gabriel Vale, de 26 anos, nascido na Baixada Fluminense, que se dedica desde os 14 à preservação e divulgação da obra do avô.

Regravada por grandes nomes da Música Popular Brasileira, “Carcará” é uma das composições mais conhecidas e icônicas dentre as mais de 400 de João do Vale, preto retinto e semianalfabeto, que saiu de Pedreiras (MA) e veio para o Rio de Janeiro ainda jovem. Composta em 1965, período da Ditadura Militar, a canção fala de uma ave de rapina típica do Nordeste e pode ser lida como uma metáfora àquele período e aos militares. Tornou-se hino por meio do show “Opinião”, de 1964, que reuniu Nara Leão (mais tarde substituída por Maria Bethânia), João do Vale e Zé Keti.

Confira Gabriel Vale cantando 0 clássico “Carcará”:

 

Sucesso! é um portal de notícias pertencente à Editora Espetáculo, empresa com sede em São Paulo e escritório no Rio de Janeiro, responsável pelo site showbusiness.com.br e pelas newsletters Sucesso e-mailing, Show Business Express, Show Business Urgente e Disparo Show Business.

Copyright © 2017 Editora Espetáculo

Topo