A Academia Latina da Gravação (LARAS), entidade responsável pelo Latin GRAMMY, acaba de anunciar o cubano Alberto Lago como artista plástico oficial da 20.a Entrega Anual do principal prêmio da indústria da música latina. A obra de Lago será apresentada em destaque em pôsteres, programas, ingressos e demais materiais de divulgacão da 20.a Entrega Anual do Latin GRAMMY, que será transmitida ao vivo pela rede Univision a partir da MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, dia 14 de novembro, das 23 hs às 2h (horário de Brasília).
“As telas de Alberto são plenas de cores, símbolos de felicidade e mensagens de esperança,” diz Gabriel Abaroa Jr., presidente/CEO da Academia Latina da Gravação. “Esses elementos convergem para criar uma peça única e vibrante, que representa a música que estamos celebrando na 20.a Entrega Anual do Latin GRAMMY.” Em anos anteriores, outros nomes latinos importantes do mundo das artes assinaram o material referente ao prêmio, entre eles o brasileiro Romero Brito (na primeira edição, em 2000) e os argentinos Fabian Perez (2009) e Claudio Roncoli (2015)
Artista conceituado, natural de Manzanillo, Cuba, Lago se formou no Instituto Superior de Arte, em Havana. Trabalha quase que exclusivamente com pigmentos fluorescentes e suas telas se transformam sob os efeitos da luz negra. “Em um mundo convulsivo e caótico, precisamos nos concentrar no que é positivo e na busca da luz,” diz o artista. “Quando idealizei a arte para a 20.a Entrega Anual do Latin GRAMMY, quis criar uma forma de escapismo que enviasse uma mensagem de amor, felicidade e espiritualidade.”
Lago já realizou diversas exposições em Cuba. Em 2011, venceu o Premio Internazionale di Pittura ISOLE Sardegna-Cuba, e será o artista residente no Malévoz Cultural Quarter em Monthey, Suíça, de onde planeja assistir a cerimônia de entrega do Latin GRAMMY.