Marcada para o próximo dia 12 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a edição deste ano do Prêmio da Música Brasileira vai prestar homenagem à obra do cantor e compositor Tim Maia, que morreu em março de 1998.
A programação com 27 grandes nomes da música brasileira contempla números musicais de artistas consagrados e novos talentos da música nacional, que farão interpretações inéditas do vasto repertório do homenageado. Sob a direção de José Maurício Machline e Giovanna Machline, a noite premiará os artistas, compositores, produtores e musicistas que mais se destacaram no decorrer de 2023, em 32 categorias.
Serão 11 apresentações inéditas de clássicos de Tim Maia, permeando todas as fases de sua carreira, das primeiras canções em inglês, até os grandes hits disco-soul, passando por seu vasto repertório romântico. Simone e Ney Matogrosso vão interpretar “Azul da Cor do Mar” e “Primavera”, enquanto Marisa Monte apresentará sua versão para o clássico “Você”. Entre os artistas que participarão da homenagem estão Chico César, Alceu Valença, Pedro Sampaio, Seu jorge, Gloria Groove e Mônica Salmas
“Fazer um roteiro a respeito desse nosso homenageado, o Tim Maia, talvez seja das coisas mais difíceis que eu já fiz ao longo desses 31 anos do Prêmio. São tantos sucessos, tantas vertentes, tantas músicas indispensáveis que esse gênio da composição e do jeito de cantar brasileiro tem, que é um sofrimento escolher o que você tira, porque alguma coisa tem que ser tirada. Mas é tão bom a gente ver que existem compositores que têm esse atributo de ter um apelo popular, e uma musicalidade, e um jeito de cantar, uma forma de emitir a sua canção, tão forte, tão significativa como Tim Maia”, diz Maurício Machline.