A União Brasileira de Compositores (UBC) acaba de anunciar o nome do artista a ser homenageado neste ano na edição do Prêmio UBC. Trata-se do cantor e compositor Djavan, há 32 anos vinculado à principal associação de autores do país, onde mantém mais de 300 canções registradas. A premiação acontecerá de forma online, no dia 7 de outubro, com transmissão ao vivo diretamente da Casa UBC, espaço localizado na sede da associação, no Rio de Janeiro.
Djavan vai se juntar a Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Milton Nascimento e Herbert Vianna, homenageados respectivamente em 2017, 2018, 2019 e 2020 — ano em que o evento também aconteceu de forma online, por conta da pandemia da Covid-19. Sem perder a essência da celebração, o tributo contará com performances de artistas convidados (cujos nomes ainda não foram revelados) cantando sucessos de Djavan, além da presença do próprio cantor alagoano no encerramento do show.
Inspirado nas letras de Djavan, especialmente em “Lilás”, o diretor de criação do Prêmio UBC 2021, Ricardo Leite, conta que, apesar de desafiadora, a construção do projeto foi prazerosa: “Djavan transita entre estilos variados. Nosso desafio foi dar forma visual à sua poesia e à sua arte. Ele mesmo nos deu o caminho, com tons e cores que fazem parte das suas lindas canções que iluminam o nosso dia-a-dia”. Já a diretora de arte e cenógrafa Susana Lacevitz, revela detalhes sobre a ambientação do Prêmio: “Dentro da ‘Casa UBC’ é como se estivéssemos sempre vendo a linha do horizonte. Ela vai se transformando com a luz e, no decorrer do show, vamos ter elementos como o nascer do sol, o pôr do sol e o anoitecer. Tudo é gerado em cima da iluminação da linha do horizonte”, conta Susana.
“Ao mesclar pop, jazz, MPB e instrumentos africanos, Djavan fez da versatilidade a sua marca. Com canções na mente e coração de todas as gerações, o autor alagoano está no topo do ranking dos maiores rendimentos no segmento de Música ao Vivo (bares, restaurantes, hotéis e clubes)”, informa o comunicado da UBC. “Djavan é um artista capaz de transitar por vários estilos musicais e jamais deixar de ser o maravilhoso Djavan, que, com sua magia, conquista a todos, como compositor e como intérprete”, afirma o diretor presidente da associação, Paulo Sérgio Valle.