A paulistana Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), a primeira do mundo a surgir em uma favela, se prepara para uma apresentação especial ao lado do grupo de rap Racionais MC’s. A parceria inédita ocorrerá como show de encerramento do dia de abertura do festival de música The Town, marcado para 2 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A orquestra e o grupo são headliners do palco The One, inspirado nos museus da cidade. O festival se estenderá pelos dias 3, 7, 9 e 10 de setembro, com atrações diversas, como Bruno Mars, Maroon 5, Alok e Iza.
O convite para unir a OSH e os Racionais veio do músico Zé Ricardo, responsável pelos palcos Sunset e Favela em outro grande festival considerado o irmão mais velho do The Town, o Rock in Rio. O diretor artístico já havia promovido a participação da Orquestra na interpretação da música oficial do The Town ao lado da cantora Iza, em um evento realizado em outubro de 2021, no Palácio Tangará.
Esta não será a primeira vez que a Orquestra Sinfônica de Heliópolis divide o palco com grandes nomes e expoentes do rap nacional. O grupo artístico já se apresentou ao lado de Rappin’ Hood, ao lado de Criolo, durante o concerto de comemoração dos 25 anos do Instituto Baccarelli, e do próprio Mano Brown, líder dos Racionais MC’s, em um dos concertos da Temporada 2021 da instituição.
O The Town, organizado pela Artplan, empresa do publicitário Roberto Medina que criou e promove e desde os anos 1980, o festival Rock in Rio, acontecerá no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo. A “Cidade da Música” abrigará sete grandes espaços, com cinco palcos. Toda a cenografia foi inspirada por ícones da arquitetura paulistana e irá representar a diversidade de ritmos de São Paulo, incluindo rock, jazz, pop, hip-hop e muito mais.
Já a temporada de 2023 do Instituto Baccarelli, que teve início no dia 16 de fevereiro, promete um ano de importantes interpretações da Orquestra Sinfônica Heliópolis e de outros grupos artísticos da instituição, como a Orquestra Juvenil Heliópolis e o Coral Jovem Heliópolis. Com uma série erudita e outra popular, a programação prevê ao todo mais de 20 concertos, que acontecem nos palcos do Teatro B32, do Clube Hebraica, entre outros locais da capital paulista.
A Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra que surgiu em uma favela no mundo, é o grupo instrumental mais avançado do Instituto Baccarelli e conta com regência titular de um dos mais importantes maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, diretor artístico da instituição. No currículo da OSH estão outros importantes palcos do Brasil e do mundo, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Gasteig (Munique – Alemanha) e Muziekgebouw (Amsterdã – Holanda); participações em eventos como Festival Beethoven (Bonn – Alemanha) e Rock in Rio (Brasil); e inúmeros concertos ao ar livre, em espaços como Parque do Ibirapuera (SP) e Praia de Copacabana (RJ). Também reúne uma longa lista de concertos regidos por maestrfos internacionais e apresentações com artistas consagrados, como Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Samuel Rosa e Mike Patton.