Destaque

Renato Teixeira relê clássico “Trem do Pantanal”

renato teixeira 9 dez

Clássico da música folk brasileira, ‘‘Trem do Pantanal’’ acaba de chegar às plataformas de áudio em nova versão, interpretada por Renato Teixeira e um de seus autores. A música, composição de Geraldo Roca e Paulo Simões, tem registro de mais de 100 diferentes gravações (a primeira pelos compositores), sendo as mais conhecidas as lançadas por Sérgio Reis e principalmente Almir Sater.

Escrita no início dos anos 1970, os versos da canção relatam a história de um indivíduo comunista, que era fugitivo da ditadura militar que o Brasil estava vivenciando na época. Ele embarca no Trem do Pantanal com destino a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, fugindo da perseguição política. “Enquanto esse velho trem / atravessa o Pantanal / o povo lá em casa espera / que eu mande um postal…”, diz um trecho. ‘‘Trem do Pantanal’’ foi eleita, em 2001, como a música que melhor representa o estado do Mato Grosso do Sul. E, desde então, é considerada o hino não oficial do estado, chegando a ser tocada em eventos sociais e esportivos estaduais.

renato teixeira 9 dez capa

Capa do single, gravado por Renato e Geraldo Roca

‘‘Não escolhi essa repercussão toda, a repercussão é que escolheu a música’’, afirmou certa ocasião Geraldo Roca, quando ‘Trem do Pantanal” ganhou as rádios, passou a tocar na TV (na época da novela “Pantanal”, sucesso da extinta Rede Manchete no início dos anos 1990) e a ser regravada em profusão. Agora, chega esta nova versão, através da gravadora paranaense New Music, na qual Renato Teixeira faz dueto numa “colab” com Geraldo Roca, morto em 2015.

Renato, ganhador duas vezes do GRAMMY Latino, é autor e intérprete de clássicos como “Romaria”, “Amanheceu Peguei a Viola” e “Tocando em Frente”. Embora seus grandes sucessos sejam da época dos formatos físicos, eles também vem registrando números significativos nas plataformas digitais entre o público jovem — mais de 30 milhões de plays.

Topo