
Criado em 2004, o show “Festa Ploc” é uma celebração a um segmento da música pop que se destacou nos anos 1980 — aquele que alcançava as maiores plateias e invadia a programação de rádio e TV. Desde sua criação, mais de 150 apresentações foram realizadas no Brasil, sempre com a participação de nomes que brilharam naquele período.
No próximo sábado, dia 12, o Qualistage, na zona oeste do Rio de Janeiro, será palco de mais uma edição da Festa Ploc. São esperadas mais de cinco mil pessoas. Com Sylvinho Blau Blau (acima), Paquitas Experience, Banda Ploc, Avellar Love, Dr. Silvana, Alex Gil (Polegar), Zé Henrique (Yahoo), Trem da Alegria Celebration, Paulo Massadas e outros nomes no line-up –, o evento promete mais de cinco horas de música e animação. A turnê volta à cidade depois de passar, no ano passado, por Salvador, Belém e Campinas, entre outras praças.

“Amantes da cultura retrô, fiquem a postos porque a maior ode aos anos 80 está chegando. A edição que celebra os 20 anos da Festa PLOC chega repleto de artistas que irão conduzir essa verdadeira viagem no tempo. Será a maior celebração dos anos 80 que o Rio de Janeiro já teve, a expectativa é a maior possível”, afirma Luciano Vianna, especialista em cultura retrô e fundador da Ploc. “Pela primeira vez mais de 15 dos maiores artistas da época irão se reunir no mesmo palco”, destaca ele, lembrando que a festa será comandada pelo DJ Dom LV.
De acordo com Avellar Love, da banda João Penca & Seus Miquinhos Amestrados — nome recorrente nas edições da festa e que estará presente no Qualistage no próximo sábado –, o termo Ploc virou sinônimo para evento retrô. “Ninguém fala vou fazer uma festa Anos 80 e sim vou fazer uma festa Ploc. E isso há 21 anos, desde que ela foi criada. A força da marca e os artistas que participam das edições são garantia de sucesso e de casa sempre cheia”, diz ele.