Destaque

Rita Lee será homenageada pelo Latin GRAMMY

rita lee julho

Como forma de promover o Latin GRAMMY junto ao mercado da música no Brasil — e valorizar a presença feminina neste mercado –, a Academia Latina da Gravação (Laras) realizou na tarde desta segunda-feira, dia 25, um evento especial na sede da Meta (responsável pelo Instagram e Facebook), na capital paulista, com a participação da imprensa e profissionais da indústria.

Intitulada “Acoustic Sessions”, a iniciativa chega pela primeira vez ao país. Reuniu as jovens cantoras Giulia Be, Luisa Sonza, Manu Gavassi e Agnes Nunes, além de Paula Lima, em números gravados sobre a obra de Rita Lee. Produzido por Zé Ricardo, o “Acoustic Sessions” com as brasileiras, em homenagem a Rita Lee, será disponibilizado em outubro, na página do Latin GRAMMY no Facebook. “A obra de Rita Lee transcende gerações e é uma inspiração para criadores de música em todo o mundo”, afirmou Manuel Abud, presidente e CEO da Lara, presente ao evento.

manoel abud

A veterana roqueira brasileira, afastada dos palcos há alguns anos por motivos de saúde, será uma das homenageadas da edição deste ano do prêmio, com o troféu Life Time Achievment, pelo conjunto de sua obra, como cantora e compositora. “Aclamada como a rainha do rock, Rita Lee é uma artista visionária, cuja identidade sonora singular mescla sua veia roqueira e psicodélica com pop, carnaval, bossa nova e latinidades e a coloca entre os artistas que mais venderam discos no Brasil”, reforçou a Academia em comunicado. A homenagem está marcada para o dia 16 de novembro, em Las Vegas, véspera da cerimônia principal do evento.

Antes de Rita Lee, a Academia Latina da Gravação havia concedido o Lifetime Achievement Award para artistas brasileiros como Roberto Carlos (2004), Jorge Ben Jor (2005), Os Paralamas do Sucesso (2007), Beth Carvalho (2009), Gal Costa (2011), Milton Nascimento (2012), Toquinho (2012), Ney Matogrosso (2014), Djavan (2015), João Bosco (2017), Erasmo Carlos (2018) e Martinho da Vila (2021), além de outros nomes envolvidos com a indústria da música, como o ex-executivo João Araújo e a apresentadora Hebe Camargo.

As “Latin GRAMMY Acoustic Sessions “começaram há seis anos como uma série de eventos presenciais para pequenos públicos, oferecendo experiências musicais intimistas combinadas com narrativas. “Além de apresentar artistas consagrados, elas visam a promover a nova geração de talentos emergentes, com foco na diversidade e equidade dentro de cada gênero. Há dois anos, as Latin GRAMMY Acoustic Sessions criaram uma franquia digital global, proporcionando acesso à excelência musical latina para todos”, destaca a Laras.

 

Topo