Prosseguem nesta quinta-feira os bate-papos da série “Janela UBC”, desta vez com foco no rock, gênero bastante consumido no Brasil. A série de lives da União Brasileira de Compositores receberá o cantor, instrumentista e engenheiro de som
André Cabelo, da banda Chakal, e o guitarrista Alan Wallace, da banda Eminence, ambos grupos de referência na cena de metal do país. Geraldo Vianna, músico e diretor da UBC, conversará com os dois profissionais a partir das 18 horas, através do perfil de Instagram da organização, em
http://www.instagram.com/ubcmusica/
André Cabelo é mineiro e começou sua carreira como técnico de som em Belo Horizonte, onde fundou o Estúdio Engenho, que cuidou da maior parte das bandas de heavy metal da cidade entre as décadas de 1990 e 2000. Trabalhou com grupos referência da cena nacional, como Ratos de Porão, e toca guitarra na Chakal, banda de trash metal que contabiliza cinco álbuns ao longo de 36 anos de estrada.
Alan Wallace é o fundador da banda mineira Eminence, especializada em groove metal e death metal. Criada em 1995, tocou em diversos festivais — Skol Rock, em 1997; Rock Al Parque, maior evento de Rock da América Latina, em 1999; e duas edições do Rock in Rio, em 2015 e 2019. A banda também abriu os shows da Mercyful Fate e Motörhead, além de ter seu segundo álbum produzido por Neil Kernon, que assina projetos com grupos como Judas Priest e Cannibal Corpse. Seu próximo álbum será lançado em junho e conta com a participação do vocalista Björn “Speed” Strid, do grupo sueco Soilwork.
Idealizada no início da quarentena, em 2020, a série de lives Janela UBC propõe uma conexão entre artistas e profissionais do meio musical com seus públicos, com discussões qualificadas e acessíveis. O projeto faz parte do Fundo Juntos Pela Música, que arrecadou mais de R﹩ 1,7 milhão, unindo campanhas de crowdfunding e matchfunding – esta feita pelo Spotify por meio de sua iniciativa global Covid-19 Music Relief, que dobrou o valor recebido nas doações feitas pela Benfeitoria. Com a cifra arrecadada, foi possível ajudar mais de 1.070 famílias e profissionais da música que ficaram em situações financeiramente vulneráveis durante quatro meses.
Desde a sua criação, a Janela UBC contabiliza mais de 120 horas de lives, com participações de nomes diversos da música brasileira que vão de Gilberto Gil a profissionais do backstage da indústria, como diretores e executivos de distribuidoras. A ação conecta fãs e pessoas interessadas pelos trâmites do mundo musical a articuladores locais, proporcionando diálogos aprofundados e educativos através das redes sociais.