Enquanto megaeventos como o São João de Campina Grande, São João de Petrolina e o Carnaval de Recife não recolhem ou questionam na Justiça o recolhimento de direitos autorais, o Rock in Rio Brasil (criado em 1985 e cuja edição 2024 termina neste domingo, 22, na Cidade Maravilhosa), de acordo com o Ecad, foi o primeiro festival de grande porte no país a remunerar os autores das canções que tocam em seus palcos — prática que se mantem até hoje.
“A história do Rock in Rio Brasil com o direito autoral de música já se estende por suas dez edições (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, 2022 e 2024) e acumula números marcantes. Este ano, o festival recebe do Ecad o Selo de Reconhecimento pela primeira vez por respeitar os criadores musicais e fazer o licenciamento musical em todas as suas edições, dando o exemplo de conscientização que deveria ser seguido em prol da sustentabilidade de toda a indústria musical”, cita o órgão em comunicado.
“A música é um dos fatores mais relevantes do sucesso do Rock in Rio em seus 40 anos de história. O investimento em música e consumo a cada edição é alto e, felizmente, os organizadores reconhecem a importância de remunerar o criador que, em muitas vezes, não estará nos palcos e não terá participação nos cachês musicais. Valorizar o talento criativo dos compositores é um exemplo que o Rock in Rio dá ao mercado de shows no Brasil, que ainda enfrenta tanta inadimplência e falta de respeito por parte das iniciativas pública e privada. Quero parabenizar o Rock in Rio por todo o pioneirismo e história nesses 40 anos”, afirma a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.
Luis Justo, CEO da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town (São Paulo) e o Rock in Rio, explica: “Desde 85, do nosso primeiro festival, o Ecad sempre foi um grande parceiro, por facilitar a vida de todos a poder cumprir este papel de remunerar o criador por trás daquela obra. E, desde 2011, tentamos ir além: mais do que apenas usar o serviço do Ecad como arrecadador nos permitindo chegar até o autor, mas também entendemos o papel do Rock in Rio como uma plataforma de divulgar e mostrar para outros produtores a importância do Ecad fazendo este elo entre o que está sendo ouvido e admirado e o autor, que muitas vezes não está ali presente. Ao longo dos anos vemos o Ecad como um parceiro que viabiliza continuar fazendo essa roda girar e seguir que o autor continue a ser remunerado pelas suas obras”.
Mais de oito mil compositores e artistas nacionais e estrangeiros foram contemplados com direitos autorais de execução pública de suas músicas tocadas nas edições do Rock in Rio. O festival já contemplou titulares de música de 32 países, além do Brasil. De acordo com o Ecad, as dez nações que tiveram mais representantes até agora foram Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, Holanda, Canadá, Austrália e Itália, nessa ordem.
Os compositores estrangeiros também têm seus direitos autorais de execução pública garantidos no Brasil pelo Ecad. Isso porque as associações brasileiras da gestão coletiva da música possuem contratos de representação com sociedades da mesma natureza em diversos países, o que torna possível que os estrangeiros recebam seus respectivos direitos autorais quando suas músicas são tocadas no Brasil. Nesses casos, o Ecad arrecada os valores e distribui para as associações brasileiras, que os repassam para as associações estrangeiras e, em seguida, para os compositores.
Para garantir a distribuição dos valores arrecadados, o Ecad recebe os roteiros musicais dos shows realizados no Rock in Rio e também faz a gravação das músicas tocadas nos dias do evento em todos os palcos. Até a edição de 2022, o Ecad já contabilizou um total 2.233 horas gravadas em 44 dias e em 37 palcos. Em média, são gravadas 372 horas por edição.
Veja abaixo as 20 músicas mais tocadas nas edições do Rock in Rio Brasil (edições de 1991 e de 2011 até 2022)
Posição | Música | Autores |
1 | Rock in Rio | Nelson Wellington/Eduardo Souto |
2 | Sweet child o’ mine | Slash/Steven Adler/Mac Kagan Duff Rose/Izzy Stradlin/Axl Rose |
3 | We will rock you | Brian May |
4 | Come together | Paul Mc Cartney/John Lennon |
5 | Bohemian rhapsody | Fred Mercury |
6 | Highway to hell | Angus Young/Malcolm Young/Bon Scott |
7 | Seven nation army | Jack White |
8 | Beat it | Michael Jackson |
9 | Smells like teen spirit | Kurt Cobain/Chris Novoselic/David Grohl |
10 | Love of my life | Fred Mercury |
11 | Rap da felicidade | Julinho Rasta/Katia |
12 | Rock and roll | Jimmy Page/Robert Plant |
13 | Enter sandman | James Hetfield/Lars Ulrich/Kirk Hammett |
Sweet dreams (are made of this) | Allan David | |
14 | Bad | Michael Jackson |
15 | Don’t stop me now | Fred Mercury |
Satisfaction (I can’t get no) | Mick Jagger/Keith Richards | |
16 | Feeling good | Leslie Bricusse/Newley Anthony |
17 | Pro dia nascer feliz | Cazuza/Frejat |
18 | Johnny B. Goode | Chucky Berry |
19 | Asa branca | Humberto Teixeira/Luiz Gonzaga |
20 | Knockin’ on heaven’s door | Bob Dylan |