A produtora paulistana S de Samba assina a trilha musical de “Falas Negras”, especial do Dia da Consciência Negra que será exibido pela TV Globo nesta sexta-feira (20), às 23 horas. A direção sonora ficou a cargo dos sócios da produtora, Wilson Simoninha e Jair Oliveira — por acaso, herdeiros de dois ícones da cultura afrodescendente no Brasil.
“Tentei entender o que passava na cabeça e no coração do Lázaro Ramos, diretor do projeto. E o mais importante foi preservar o texto e a interpretação dos atores. A música e os sons entraram para descrever o sentimento, o que foi impresso pelo elenco”, relembra o filho do Simonal sobre o processo criativo. Diego Guimarães e Pedro Caldas, da S de Samba, são os produtores musicais do especial.
“Falas Negras” (imagem promocional abaixo) revisita depoimentos e discursos históricos de pessoas que lutaram em causas raciais e pela liberdade desde 1600 até os dias atuais. Alguns personagens são mais conhecidos do público, outros, um pouco menos. Mas todos fizeram história pela liberdade do povo negro e pela justiça. Entre eles, o ativista Malcom X, o poeta e jornalista Luiz Gama, o pastor e ativista Martin Luther King, a vereadora Marielle Franco, a cantora Nina Simone, o pugilista Muhammad Ali e o advogado Nelson Mandela. O elenco do especial é composto por 22 atores, entre eles Taís Araújo, Babu Santana, Silvio Guindane, Aílton Graça e Barbara Reis.
“A luta pela liberdade e pela causa racial é pauta há muitos séculos, e tantos personagens negros ao longo da história do mundo falaram e fizeram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância”, explica o press release do especial idealizado pela dramaturga e escritora Manuela Dias.