Destaque

Teresa Cristina em tributo da UBC a Lia de Itamaracá

lia de itamaracá 23 maio1

Na próxima terça-feira, dia 6, a União Brasileira de Compositores (UBC), principal associação de autores do país, realizará a cerimônia de entrega da terceira edição do Troféu Tradições, criado em 2021 para valorizar movimentos regionais que contribuíram para a formação da cultura brasileira. A homenageada deste ano é a cantora e compositora pernambucana Lia de Itamaracá, considerada a mais célebre cirandeira do país.

O evento será realizado na Casa de Francisca, localizada no Palacete Teresa, patrimônio histórico recém-restaurado e situado no centro velho de São Paulo. E contará com as participações especiais de artistas que fazem parte da trajetória de Lia — a sambista Teresa Cristina; Daúde, que já dividiu o palco com Lia em shows e live; e Rincon Sapiência, que gravou a faixa “Moça Namoradeira” com um sample da música de mesmo nome da artista.

lia de itamaracá e rincon

No palco a artista de 79 anos apresentará seus grandes sucessos, como “Desde Menina”, “Meu São Jorge”, “Eu Sou Lia Minha Ciranda Preta Cirandeira”, “Dorme Pretinho”, “Nagô Nagô”, entre outras, em show com a participação dos convidados e que será transmitido pelo canal da UBC no YouTube. “Eu venho levando essa ciranda de Pernambuco para todo Brasil e para o mundo há 50 anos. Vou fazer 80 ano que vem, então é muita estrada e muita história que venho trazendo na bagagem. Eu estou muito feliz e maravilhosa com tudo isso que está acontecendo, as homenagens mostram que a luta de Lia valeu a pena”, afirma a artista.

“Patrimônio Vivo de Pernambuco, Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco, a estrela, que negritou a história da cultura popular brasileira e será enredo no Carnaval 2024 da Império da Tijuca, no Rio de Janeiro, e da Nenê de Vila Matilde, em São Paulo, receberá a honraria das mãos da cantora e Diretora Presidente da UBC Paula Lima”, informa o press release da UBC.

 

Topo