A Academia Latina da Gravação anunciou, nesta manhã, os indicados à vigésima edição do Latin GRAMMY, mais importante premiação da música latina. Um dos destaques é o espanhol Alejandro Sanz, que recebeu cinco indicações nas três categorias mais relevantes: “Álbum do Ano” (com “#ElDisco” – Universal Music), “Gravação do Ano” (com “No Tengo Nada” e “Mi Persona Favorita”) e “Canção do Ano” (com as mesmas faixas). O novo disco do artista também concorre na categoria “Álbum Pop Vocal Contemporânea”. E o sucesso “Mi Persona Favorita”, que conta com participação de Camila Cabello, também foi indicado à “Melhor Canção Pop”.
Entre os brasileiros, destaque para Tiago Iorc e Anitta, que concorrem em categorias gerais importantes. O cantor e compositor foi lembrado por “Descontrução”, indicada à “Canção do Ano”. Iorc compete com nomes consagrados, tais como Pedro Capó, Rubén Blades, Juan Luis Guerra, Kani Garcia, Fonseca e o supracitado Alejandro Sanz. Já Anitta teve seu mais recente disco, “Kisses” (Warner), lembrado na categoria “Melhor Álbum de Música Urbana”. A brasileira concorre com Bad Bunny, De La Ghetto, Feid e Sech.
O Brasil teve outros nomes indicados nas chamadas categorias “gerais” (incluindo gravações e discos em português e espanhol): os clipes de “Boca de Lobo”, do cantor Criolo, e “Me Solta”, de Nego do Borel, foram indicados a “Melhor Vídeo Musical Versão Curta”; Edu Ribeiro, Fábio Peron e Toninho Ferragutti concorrem com “Folia de Treis” ao prêmio de “Melhor Álbum Instrumental”, enquanto André Marques foi lembrado por “Rio-São Paulo” na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino”. Estes dois últimos trabalhos foram lançados pela gravadora Blaxtream.
Já nas categorias técnicas, destaque para a diretora de arte Deborah Salles, que concorre ao prêmio de “Melhor Projeto Gráfico”, pelo álbum “Lição #2: Dorival” (gravadora Risco), do grupo Quartabê; o engenheiro de som Carlos Lima, que concorre em “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação”, por “Anaí Rosa Atraca Geraldo Pereira” (Selo Sesc), de Anaí Rosa; e Roger Freret, Marcelo Sabóia e Ron McMaster, que concorrem na mesma categoria, por “Encontros” (Aam Music), de Antonio Adolfo e Orquestra Atlântica.
A votação final para a seleção dos ganhadores do GRAMMY Latino terá início no dia 3 de outubro. Já a cerimônia de premiação será realizada, no dia 14 de novembro, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos EUA.
Confira aqui a relação completa de todos os indicados!