Destaque

Toni Garrido segue na estrada com seu animado “Baile Free”

 

toni garrido 10 janeiro 241

Artista multifacetado — compositor, cantor, apresentador, ator… — Toni Garrido está em turnê pelo Brasil com seu show “Baile Free”, no qual mescla, em hits conhecidos, a influência da black music com uma envolvente pegada eletrônica. Desta forma, ele afasta-se um pouco do reggae que o consagrou no cenário musical, seja como vocalista da banda Cidade Negra, seja em outros projetos que se sucederam em sua fase solo. O show é inspirado no álbum de mesmo título, lançado no fim de 2022, com produção do DJ Danny Dee.

“Eu tinha curiosidade de trabalhar com música eletrônica porque sempre achei que ela combinava com a black music em geral. Então quis fazer essa experiência nesse período solo, saindo um pouco do reggae, minha marca registrada”, explicou Toni quando do lançamento do álbum, cujo principal single é a inédita “Vai”, dele em parceria com Gabriel Moura, George Israel e Marcus Mosquette.

Quanto ao show, ele explica: “Trata-se de um grande baile. E o “free” tem duplo sentido. O primeiro seria a minha execução de cidadania, da luta contra todo tipo de preconceito… E eu queria de alguma forma reforçar isso em cada apresentação, quando eu encontro muitas pessoas. Queria aproveitar para colaborar com isso de uma forma musical e artística. Nesse momento veio o “Baile Free”, que pra mim é um manifesto contra os preconceitos, ao mesmo tempo que é ‘free’ na proposta, já que é um bailão no qual eu toco de tudo que eu gosto: black music e um pouco de house e de música eletrônica, nesse contexto da música preta”.

O repertório do “Baile Free” leva ao público uma verdadeira experiência sonora, garante Toni. Além de inéditas (casos de “Vai” e “Resista”, gravada com Marcelo Falcão), o show traz releituras para hits que fazem parte da discografia do artista, como “Girassol”, “À Sombra da Maldade”, “O Erê”, “Solteiro no Rio de Janeiro” e “Estrada” e sucessos de outros grandes nomes da música apresentados com nova roupagem — entre eles “Saideira” (Skank), “Pescador de Ilusões” (O Rappa), “Lilás” (Djavan), “Palco” (Gilberto Gil). A propósito, neste mês Toni Garrido levará seu “Baile Free” a cidades como Rio das Ostras/RJ (19), Balneário Camburiú/SC (20), Oieiras/PI (23), Saquarema/RJ (27) e Chapada dos Guimarães/MT (dia 30).

Topo