Destaque

UBC disponibiliza e-book do Projeto Impulso

impulso ubc 1

Iniciativa da União Brasileira de Compositores (UBC), o Projeto Impulso, lançado em junho do ano passado, foi um dos primeiros laboratórios de aceleração e gestão de carreiras para jovens artistas no Brasil. Durante um ano, as bandas Canto Cego, Mulamba e o cantor Romero Ferro, selecionados entre os mais de 400 inscritos, passaram por um processo de capacitação, mentoria e networking com grandes nomes da indústria da música.

Agora, o processo que alavancou suas carreiras e aumentou suas receitas de direitos de execução pública em mais de 400%, em média, está sendo compartilhado de maneira gratuita, com o lançamento do eBook Projeto Impulso, disponível para download no site da UBC através do link: http://UBC.vc/ebook

Os estudos de caso apresentados no ebook revelam não apenas os números, metodologia resultados obtidos pelos artistas, mas cada etapa do projeto, boa parte delas replicável, e como elas impactaram de maneira positiva suas carreiras. Idealizado por Elisa Eisenlohr, gerente de comunicação da UBC, o Impulso teve orientação de Iuri Freiberger, produtor de mais de 100 álbuns, fundador e diretor da Gramo Design Estratégico, empresa de inteligência para mercados criativos.

O lançamento do ebook foi marcado por uma live especial na terça, 13, com Iuri Freiberger na Janela UBC, programação semanal de entrevistas da UBC, transmitida pelo Instagram da associação.

romero ferro

O cantor Romero Ferro foi um dos escolhidos para o Projeto Impulso

O time de mentores dos artistas contou com nomes como Constança Scofield (diretora artística), Fabiane Costa (produtora do Espaço Favela do Rock in Rio), Fatima Pissarra (fundadora e gerente geral da Music2 e Mynd 8), Lucas Silveira (compositor, produtor musical e vocalista da banda Fresno), Marcel Klemm (diretor-geral da editora Warner Chappell), Marcus Preto (jornalista e diretor artístico), Marina Mattoso (especialista em marketing digital e CEO da Jangada Comunicação), Marisa Gandelman (advogada especialista em direitos autorais), Paulo Monte (coordenador do selo Slap da Som Livre), Pedro Dash (produtor musical), Pedro Seiler (sócio fundador do Queremos!) e Rafael Rossatto (empresário musical).

“Esta reunião de talentos e competências diversas do show business gerou um conteúdo educativo único, ao explorar temas que abraçam quase que integralmente a gestão de carreira de um artista. Como direção de shows, cenários, design, branding, relacionamento com fãs, participações em festivais, produção e distribuição musical, estrutura de custos de equipe e fontes de receitas, desde os direitos autorais até publicidade e exploração de marca. Todos apresentados em detalhes no ebook do Projeto Impulso”, informa comunicado da associação.

Segundo Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC o Projeto Impulso se transformou rapidamente numa das senhas da identidade e da cultura da UBC. ” É uma incubadora de formação e capacitação de novos talentos, em um mercado dominado pela autogestão de carreiras. Sem ambições proprietárias. Aprendemos muito com os projetos escolhidos e no processo de curadoria, com mentores representativos do mercado. Uma experiência à qual daremos continuidade e sequência”, afirma o executivo.

Confira as informações completas sobre o Projeto Impulso no site: http://impulso.ubc.org.br/

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo