Iniciativa da União Brasileira de Compositores (UBC), o Projeto Impulso, lançado em junho do ano passado, foi um dos primeiros laboratórios de aceleração e gestão de carreiras para jovens artistas no Brasil. Durante um ano, as bandas Canto Cego, Mulamba e o cantor Romero Ferro, selecionados entre os mais de 400 inscritos, passaram por um processo de capacitação, mentoria e networking com grandes nomes da indústria da música.
Agora, o processo que alavancou suas carreiras e aumentou suas receitas de direitos de execução pública em mais de 400%, em média, está sendo compartilhado de maneira gratuita, com o lançamento do eBook Projeto Impulso, disponível para download no site da UBC através do link: http://UBC.vc/ebook
Os estudos de caso apresentados no ebook revelam não apenas os números, metodologia resultados obtidos pelos artistas, mas cada etapa do projeto, boa parte delas replicável, e como elas impactaram de maneira positiva suas carreiras. Idealizado por Elisa Eisenlohr, gerente de comunicação da UBC, o Impulso teve orientação de Iuri Freiberger, produtor de mais de 100 álbuns, fundador e diretor da Gramo Design Estratégico, empresa de inteligência para mercados criativos.
O lançamento do ebook foi marcado por uma live especial na terça, 13, com Iuri Freiberger na Janela UBC, programação semanal de entrevistas da UBC, transmitida pelo Instagram da associação.
O time de mentores dos artistas contou com nomes como Constança Scofield (diretora artística), Fabiane Costa (produtora do Espaço Favela do Rock in Rio), Fatima Pissarra (fundadora e gerente geral da Music2 e Mynd 8), Lucas Silveira (compositor, produtor musical e vocalista da banda Fresno), Marcel Klemm (diretor-geral da editora Warner Chappell), Marcus Preto (jornalista e diretor artístico), Marina Mattoso (especialista em marketing digital e CEO da Jangada Comunicação), Marisa Gandelman (advogada especialista em direitos autorais), Paulo Monte (coordenador do selo Slap da Som Livre), Pedro Dash (produtor musical), Pedro Seiler (sócio fundador do Queremos!) e Rafael Rossatto (empresário musical).
“Esta reunião de talentos e competências diversas do show business gerou um conteúdo educativo único, ao explorar temas que abraçam quase que integralmente a gestão de carreira de um artista. Como direção de shows, cenários, design, branding, relacionamento com fãs, participações em festivais, produção e distribuição musical, estrutura de custos de equipe e fontes de receitas, desde os direitos autorais até publicidade e exploração de marca. Todos apresentados em detalhes no ebook do Projeto Impulso”, informa comunicado da associação.
Segundo Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC o Projeto Impulso se transformou rapidamente numa das senhas da identidade e da cultura da UBC. ” É uma incubadora de formação e capacitação de novos talentos, em um mercado dominado pela autogestão de carreiras. Sem ambições proprietárias. Aprendemos muito com os projetos escolhidos e no processo de curadoria, com mentores representativos do mercado. Uma experiência à qual daremos continuidade e sequência”, afirma o executivo.
Confira as informações completas sobre o Projeto Impulso no site: http://impulso.ubc.org.br/