Começa na próxima segunda-feira, dia 20, uma nova edição do curso “Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas”, promovido pela União Brasileira de Compositores (UBC). Gratuito e totalmente online, o conteúdo é voltado para quem busca se aprofundar no funcionamento da relações comerciais da música, do audiovisual, do mundo editorial, das artes visuais e de diversos outros setores das indústrias criativas. Elaborado originalmente em inglês pela Confederação das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac), tem gráficos, vídeos, quizzes e outros materiais interativos, além das lições, e está publicado na plataforma de educação à distância FutureLearn. Além da UBC, a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) apoia a versão em português. As pré-inscrições na estão abertas no site: http://www.futurelearn.com/courses/economics-of-copyright-pt/2
Autora do curso, a educadora, advogada especialista em direitos autorais e ex-diretora executiva da UBC, Marisa Gandelman, classifica a primeira rodada, iniciada em abril, como um sucesso. “Os números foram bem animadores. Tivemos 1.355 inscrições, das quais 828 pessoas fizeram o curso em português efetivamente. Mais da metade fez ativamente, e cerca de 270 pessoas comentaram e participaram das discussões, que foram intensas e produtivas”, ela explica, ressaltando que um desafio para a nova edição é alcançar com o público em espanhol o mesmo nível de êxito logrado com os lusófonos e os alunos que fazem a versão em inglês.
Para ela, o confinamento imposto em diversos países pela pandemia de Covid-19 teve impacto direto no crescimento da adesão ao curso online. “Trouxe um maior número de pessoas que não teriam tanto interesse no assunto, pois não são do ramo, além de pessoas que são do ramo mas, numa situação normal, não teriam tempo para fazer o curso. A ideia da atividade produtiva online se tornou muito atraente, e as pessoas estão a buscar informação sobre oportunidades de desenvolvimento profissional”, ela ressalta.
Não é o primeiro material do gênero que a UBC e a Cisac publicam. O curso “Copyright: História, Cultura, Indústria” já havia contado o percurso do copyright desde sua pré-história, com a invenção da imprensa pelo alemão Gutenberg, no século XV, passando por sua institucionalização na Inglaterra do século XVI e pelas lutas dos autores por seus direitos, na França dos séculos XVIII e XIX, até chegar aos nossos dias.
Agora, em “Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas”, cada setor – música, cinema, livros, artes visuais, arquitetura, videogames, imprensa, publicidade, artes cênicas/interpretativas, rádio e TV – é destrinchado, com suas relações de direitos explicadas. O aluno poderá entender quem é o dono do copyright e quem ganha o quê e por quê nesses negócios.
Apesar de todos os conteúdos educativos do curso serem gratuitos, quem quiser fazer uma prova final e, assim, ter a chance de conseguir um certificado que agrega grande valor ao currículo deve fazer um upgrade pago. As versões em inglês, espanhol e português do curso foram contempladas com a prestigiosa certificação CPD (Continuing Professional Development), do Reino Unido. “Esta é um certificação de muito valor, o que significa que as pessoas que receberem um certificado de conquista, no final do curso, por terem feito o upgrade e o teste, vão ter mais isso para adicionar valor”, completa Marisa.
As pré-inscrições na versão em português estão abertas no site http://www.futurelearn.com/courses/economics-of-copyright-pt/2 .