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Universal relança álbum “Severino”, do Paralamas

 

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Lançado originalmente pela EMI Music em 1994, “Severino”, sétimo disco da banda Paralamas do Sucesso, está sendo reeditado pela Universal Music. Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone ousaram na produção musical, apresentando um trabalho sofisticado que, por abrir mão de melodias e refrões mais palatáveis, não foi bem recebido por parte da crítica e do público. A estranheza começava pela capa do álbum, que reproduzia um manto bordado pelo artista plástico Arthur Bispo do Rosário, representando um homem cercado por nomes de órgãos e partes constituintes do corpo humano.

“Gravado na Inglaterra, com produção de Phil Manzanera, ex-guitarrista da banda Roxy Music, ‘Severino’ significou uma virada estética ainda mais radical que a de ‘Selvagem?’, disco de 1986, ao avançar na trilha do experimentalismo e da crítica social.  “És tu Brasil, ó pátria amada, idolatrada por quem tem/ Acesso fácil a todo os teus bens/ Enquanto o resto se agarra no rosário/ E sofre, e reza/ À espera de um deus que não vem”, versos contundentes como os de ‘O Rio Severino’, originalmente gravada por Herbert em seu primeiro disco solo (“Ê Batumaré”), ganharam arrojados arranjos executados com a utilização de instrumentos musicais convencionais e outros inusuais, como canos de PVC e furadeiras”, informa o press-release assinado pelo jornalista Julio César Biar.

Tom Zé, uma das figuras-chave do movimento tropicalista, tem participação dupla no álbum: é autor da canção “Músico” e cantou na faixa “Navegar impreciso” ao lado do poeta e cantor jamaicano Linton Kwesi Johnson. Coautor de “El Vampiro Bajo el Sol”, o cantor e compositor argentino Fito Paez tocou piano nesta faixa, que ainda teve as participações especiais de Bryan May, guitarrista do Queen, e da também inglesa Reggae Phillarmonic Orchestra.

O single de lançamento do disco, “Cagaço” (“Eu tenho cagaço de descer ladeira abaixo/ Eu tenho cagaço de pensar demais”), não emplacou nas rádios, que preferiram o romantismo de “O Amor Dorme”. A faixa “Dos Margaritas” fez sucesso em países como México, Uruguai e Argentina, dando nome à edição latino-americana do álbum, que ampliou a popularidade do trio em países de língua hispânica. Enquanto isso, no Brasil, a turnê de “Severino” gerou o disco ao vivo “Vamo Batê Lata”, que vendeu mais de 1 milhão de cópias. “Vinte e cinco anos depois, as questões sociopolíticas – e musicais – levantadas por Herbert, Bi e Barone permanecem atuais e ‘Severino’ vem ganhando o merecido status de obra cult da banda”, explica Julio César Biar. Além das plataformas digitais, o álbum sai pela Universal também no formato vinil.

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O repertório de “Severino”, álbum clássico dos Paralamas:

Lado A

1 – “Não Me Estrague o Dia” (Herbert Vianna/ Bi Ribeiro)

2 – “Navegar Impreciso’ (Herbert Vianna) Part. Especiais Tom Zé e Linton Kwise Johnson

3 – “Varal” (Herbert Vianna)

4 – “Réquiem do Pequeno” (Herbert Vianna)

5 – “Vamo Batê Lata” (Herbert Vianna)

6 – “El Vampiro Bajo el Sol” (Fito Paez/ Herbert Vianna)

 

Lado B

1 – “Músico” (Tom Zé)

2 – “Dos Margaritas” (Herbert Vianna/ Bi Ribeiro)

3 – “O Rio Severino” (Herbert Vianna)

4 – “Cagaço” (Herbert Vianna/ Bi Ribeiro)

5 – “O Amor Dorme” (Herbert Vianna)

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