Iniciativa da UBC e do Spotify, o fundo Juntos Pela Música é voltado para auxiliar financeiramente profissionais da indústria musical que tiveram suas fontes de renda afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Contabilizando seis meses de campanha, já foram arrecadados mais de R$ 1,7 milhão, doados através da plataforma de crowdfunding Benfeitoria — agora, a coleta está sendo feita por meio de depósito direto para a instituição. A cifra conquistada está sendo capaz de ajudar aproximadamente 1.057 famílias por quatro meses.
Para promover o fundo, a série de entrevistas Janela UBC vem sendo realizada desde abril, sempre às 16 horas, no instagram da associação (http://www.instagram.com/ubcmusica/). Hoje, terça-feira, a Gerente de Comunicação da UBC, Elisa Eisenlohr, conversa com Paulo Junqueiro, atual presidente da Sony Music no Brasil. Nascido em Coimbra e radicado no Brasil, trabalha na indústria musical há 38 anos, tendo iniciado sua carreira como assistente de estúdio. Seu currículo acumula passagens pelos boards executivos da Warner Music Brasil e EMI Brasil e Portugal, além da Sony Music Portugal. Ao longo de sua carreira, contabiliza 44 discos de ouro, 21 discos de platina, 11 discos multiplatina e um GRAMMY pela produção do álbum “Quanta Live”, de Gilberto Gil.
Os convidados de quarta-feira, são Tenison del Rey e Jorge Zarath. O músico e escritor baiano Manno Goés entrevistará os artistas por trás de composições que foram eternizadas nas vozes de grandes nomes da música nordestina como Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Gal Costa e Bell Marques, verdadeiros hinos do axé music e do forró. Na quinta-feira, Paula Lima conversará com os irmãos Gustavo e Tulipa Ruiz.
A semana se encerra na sexta-feira, 25, quando o produtor Geraldo Vianna entrevistará o cantor, compositor e violonista pernambucano Geraldo Azevedo. Um dos grandes nomes da MPB, coleciona parcerias com artistas como Alceu Valença, Zé Ramalho e Elba Ramalho, sendo o autor de sucessos como “Dia Branco” e “Táxi Lunar”.