Destaque

Villeroy lança novo álbum e estreia tour em Portugal

antonio villeroy 5 maio1

Fotos de Daryan Dornelles

Conhecido do grande público pela autoria de hits gravados por nomes como Ana Carolina (“Garganta”, “Ela é Bamba”, “Pra Rua Me Levar” etc.), Maria Gadú (“Sonhos Roubados”) e Gal Costa (“Ruas de Outono”), o gaúcho Antonio Villeroy começa a promover o 14º álbum da carreira, “Banquete”, que chega às plataformas na semana que vem. O cantor/compositor, que desde outubro do ano passado vive em Portugal, escolheu aquele país para lançar o projeto e dar início à tour mundial baseada em seu repertório. 

De acordo com o artista, o novo álbum é inspirado no livro homônimo do filósofo grego Platão. “‘Banquete’ completa a trilogia de discos que fiz sobre o amor: o primeiro foi ‘Gravidade do Amor’, registrado ao vivo em 2016. Depois veio ‘Luz Acesa’, gravado ao vivo em 2020. Neste novo álbum, reuni canções cujo tema é o amor em suas mais diferentes formas, desde a amizade, a paixão, o amor pela arte, pela ciência ou por uma cidade”, explica.

“O disco conta com  um elenco de 62 músicos, parcerias com Francis Hime, Pedro Guerra, Chiara Civello, Mango y Nabalez, Jeff Franzel e Mafalda Minnozzi, entre outros craques, e apresenta um repertório variado, que contempla diversos gêneros musicais —  sambas, choro, morna, regatown, bossa-nova, jazz-baladas, com letras em português, espanhol, francês, inglês e italiano”, continua Villeroy. Entre os destaques, as faixas “Choro Chorado” (dele e Francis Hime), “Del Amor” (parceria com o espanhol Pedro Guerra) e “Mañana” (dele, Ana Carolina, Bebeto Alves e Aleh).

Com estreia marcada para o dia 2 de junho no Auditório Carlos Paredes, em Lisboa, o show baseado no novo disco segue depois para outras cidades portuguesas, e chega ao Brasil no dia 7 de julho, com a estreia nacional no Teatro do Bourbon Country, de Porto Alegre, prosseguindo depois para Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O segundo semestre será dedicado aos shows na Europa Central, Europa Ocidental e Reino Unido.

“Esta turnê deve durar pelo menos dez meses, mas em paralelo continuarei trabalhando em outras frentes. Em breve, vou lançar parcerias com nomes como Toninho Horta e Marcos Valle e também começo a desenvolver o projeto de um novo álbum, que será lançado no ano que vem”, explica.

Topo