Aos 83 anos, o baiano Tom Zé é considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo participado ativamente do movimento Tropicália nos anos 1960 e se tornado uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil. Gravou dezenas de projetos ao longo da carreira, fez parcerias importantes (como com David Byrne (ex-Talking Heads), e é idolatrado por nomes consagrados da MPB. Foi tema de um documentário (“Fabricando Tom Zé”) e teve sua biografia lançada recentemente (“Tom Zé: L’ultimo tropicalista”, pelo escritor Pietro Scaramuzzo.
Agora, pela primeira vez, a Warner, gravadora pela qual Tom Zé gravou grande parte da sua discografia, reúne em um álbum raridades deste que se tornou um dos artistas brasileiros mais aclamados no Brasil e no exterior. Além dos discos de carreira, o eterno tropicalista deixou gravações em compactos simples e projetos especiais, grande parte delas inédita em formato digital.
O álbum “Raridades”, disponível nas principais plataformas, traz 14 destas faixas, registradas entre 1969 e 1976, que pertencem aos catálogos dos selos Continental e RGE. Entre os destaques do repertório, estão raras versões alternativas de canções conhecidas de Tom Zé, como “Senhor Cidadão” e “Augusta, Angélica e Consolação”, além das músicas que ele gravou para a novela “Xeque-Mate”, da extinta TV Tupi.
Confira a tracklist completa de “Raridades”:
Você Gosta
Feitiço
Jeitinho Dela (Part. Novos Baianos (Ao Vivo)
Bola Pra Frente (Ao Vivo)
Irene
Silêncio de Nós Dois
Senhor Cidadão
A Babá
Augusta, Angélica e Consolação
Quem Não Pode Se Tchaikowsky
Contos De Fraldas
A Dama De Vermelho
Dói
O Anfitrião