Destaque

Warner digitaliza álbum clássico da Família Caymmi

caymmi trio

A linda celebração dos 90 anos de Dorival Caymmi, regada à muito samba no DVD “Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo – 90 anos – Ao Vivo”, lançada há quase 15 anos pela Warner Music Brasil chega agora em versão digital, disponível no canal oficial da gravadora no YouTube. O registro online faz parte do projeto de resgate e digitalização dos DVDs clássicos e de sucesso da companhia.

Inteiramente dedicado aos sambas baianos e cariocas e produzido por Zé Milton, o projeto foi idealizado por Nana. O resultado é uma mistura bem dosada do samba baiano com o samba carioca. De “Acontece Que Sou Baiano” até “Milagre”, passando por “Vatapá”, “O Que é Que a Baiana Tem?” e a saborosa “Severo do Pão”, entre outros grandes clássicos da música nacional que provam o talento único do cancioneiro, um dos mais renomados do Brasil.

“Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo – 90 anos – Ao Vivo” (capa abaixo) não deixa de fora os sambas ditos sacudidos, com temáticas brejeiras e sensuais, que incluem “A Vizinha do Lado”, “O Dengo”, “Requebre Que Eu Dou Um Doce” ou ainda aqueles que trazer os cenários da Bahia – dignos dos famosos cartões postais – como “Você Já Foi à Bahia?”, “Saudade da Bahia” e “365 Igrejas”.

capa dvd caymmi2

O violão de Dorival, em sua forma peculiar de tocar o instrumento, serviu de inspiração para os arranjos de Dori Caymmi, presente também no palco empunhando o instrumento, mantendo o fiel à sonoridade do pai. Músicos conhecidos como Pedro Amorim (bandolim),  Toni 7 Cordas (violão de sete cordas), Gordinho (tamborim, agogô, afoxé, tantan), Don Chacal (xequerê, xique Xique, small shake)), Jorjão Carvalho (baixo) e Jurim Moreira (bateria) acompanham o trio na gravação.

Coroando o registro, ficou com Nana a decisão de que o canto dos três seria em uníssono, fugindo do vocalize à maneira do Bando da Lua e dos Anjos do Inferno, famosos conjuntos vocais que lançaram vários sambas de Caymmi nos anos 30 e 40. A escolha feliz permitiu com que o vocal atingisse a simplicidade almejada. Os três timbram muito bem juntos, com Dori e Danilo nos graves e Nana sustentando os agudos. Os solos, oportunos, soam belos e permitem que cada um mostre seu canto.

Assista abaixo o trio cantando “Acontece Que Eu Sou Baiano”, destaque do DVD:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo