Com distribuição no Brasil da Warner Music, o álbum “Metrobolist (aka ‘The Man Who Sold The World’) 50th Anniversary Edition”, do astro britânico David Bowie, teve seu lançamento anunciado para o dia 6 de novembro próximo. No citado mês, será celebrado 50 anos do lançamento do álbum “The Man Who Sold The World” na América do Norte, enquanto o restante do mundo teria que esperar até abril de 2021 para testemunhar a entrada lendária de David Bowie nos anos 70, marcando o ínicio da colaboração do artista com o guitarrista Mick Ronson, que duraria por meio de obras clássicas como “Hunky Dory”, “Ziggy tardust” e “Aladdin Sane”, bem como o primeiro de uma série de dez anos de projetos indispensáveis que se estenderam até “Scary Monsters”, nos anos 80.
Originalmente intitulado “Metrobolist”, o nome do projeto mudou no último minuto para “The Man Who Sold The World” – as fitas estéreo originais foram, de fato, rotuladas como Metrobolist, com o título finalmente rasurado. O relançamento do álbum em 2020, sob o título de “Metrobolist”, foi remixado pelo produtor original do projeto, Tony Visconti, com exceção da faixa “After All”, que Tony considerou perfeita como está e é apresentada em sua remasterização feita em 2015.
A arte da capa de “The Metrobolist 50th Anniversary” foi criada por Mike Weller, que estava por trás da capa originalmente planejada, a qual Mercury se recusou a lançar. A luva do projeto físico, ainda não previsto para lançamento no Brasil, também inclui muitas imagens do infame ‘vestido’ de Keith MacMillan Mr. Fish, tiradas no Hasson Hall, o qual foi a causa de muita controvérsia quando uma das fotos foi usada na capa do álbum “The Man Who Sold The World”, no restante do mundo. O lançamento original nos Estados Unidos do projeto utilizou alguns dos elementos de design originais de “Metrobolist”.
David entregou pessoalmente o conceito de “Metrobolist” e o plano para a gravadora para a produção na época. Agora, com este lançamento, o público pode se ver finalmente muito mais perto do conceito original desenvolvido. Bowie, falando em 2000, disse sobre a imagem do encarte: “Mick Weller criou esse tipo de desenho animado de aparência muito subversiva e incluiu algumas coisas bastante personalizadas. O prédio, no fundo do desenho, na verdade era o hospital onde meu meio-irmão estava internado. Então, para mim, teve muita ressonância pessoal sobre isso”.
Confira a tracklist completa do projeto:
“The Width of a Circle”
“All the Madmen”
“Black Country Rock”
“After All”
“Running Gun Blues”
“Saviour Machine”
“She Shook Me Cold”
“The Man Who Sold the World”
“The Supermen”