Destaque

“Artistas preferem gravações intimistas”, diz Troncoso

anselmo.1

Especializado em gravações musicais, o diretor goiano Anselmo Troncoso talvez seja o profissional que mais produziu e dirigiu DVDs no Brasil nos últimos anos. Ao todo, foram 263 DVDs, a maioria de artistas consagrados como Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e Simone & Simaria – além de mais de 100 videoclipes.

O interessante é que, por conta do atual momento do mercado e da economia brasileira, Troncoso vem se reinventando, fazendo produções de igual qualidade, porém mais enxutas em termos de produção e de custos. Ele lembra que os artistas, empresários e gravadoras passaram a procurar por produções menos grandiosas desde o lançamento do exitoso DVD de 2015 de Marilia Mendonça (puxado pelo hit “Infiel”), gravado num pequeno estúdio, em clima intimista, com poucos músicos e quase nenhum cenário.

“Aquele projeto foi um divisor de águas, mostrou um novo caminho. Hoje as produções menores estão mais valorizadas. Fiz há alguns meses o DVD de 15 anos de ministério do cantor gospel Davi Sacer, gravando num estúdio pequeno dentro da Som Livre, para 80 pessoas, e o resultado vem sendo muito elogiado no mercado”, explica o diretor. O mesmo vale para outros DVDs com propostas parecidas, concebidos e dirigidos por ele, caso de “Resenha 2”, de Cleber e Cauan, que ajudou a colocar a dupla entre os principais nomes do sertanejo.

No dia 3 de novembro, Troncoso e mais sete profissionais de sua equipe estarão em Orlando, na Flórida, para a gravação do novo DVD de Cesar Menotti & Fabiano. “É outro projeto enxuto. Vamos usar como cenário uma área de camping na cidade. Vai ser algo intimista mas com uma historinha por trás. Lá na América é comum as famílias saírem em motorhomes. Então a gente vai colocar vários veículos desses num espaço de camping (Blue Water Kay), juntar um público de cerca de 100 pessoas e a dupla fará seu show, gravando ainda dentro dos veículos e durante uma viagem por cidades da Flórida”, detalha o profissional, que, por outro lado, há duas semanas viajou para Lisboa para comandar, em alto estilo, a transmissão em vídeo para o YouTube da edição portuguesa do Villa Mix Festival. “A gente chegou na cidade e os parceiros locais da AudioMix imaginavam que faríamos algo simples, com duas, três câmeras, porém se assustaram quando mostrei nossa proposta, compatível com a de uma transmissão ao vivo para a TV aberta ou fechada”, explica ele, reiterando que trabalha de acordo com o objetivo  e o budget de cada cliente.

Se as grandes produções demandam um trabalho maior de equipe, as menores não ficam atrás. Tanto que neste ano, a produtora de Troncoso, AT+G, abriu uma divisão para trabalhar com produções menores, de artistas conhecidos que optam por este formato, mas também para iniciantes e independentes, que tem pouca verba para investir. “Você precisa trabalhar com orçamento menor, portanto reduz cenário, iluminação, equipe e equipamentos, mas a qualidade não pode ser minimizada”, afirma ele. “Hoje, os clipes estão muito em evidência, por conta da possibilidade de monetização no YouTube, então voltamos a produzir clipes com bastante frequência e muitos deles para artistas iniciantes e emergentes”, afirma.

Com tantas produções no currículo, Troncoso orgulha-se de estar sempre à frente em sua área de atuação no que se refere a  tecnologia. Ele foi o primeiro profissional a gravar em HD (“Jorge & Mateus ao Vivo em Goiânia”/2009), em digital 2K (“Gusttavo Lima Ao Vivo em São Paulo”/2012) e em 100% 4K (“Matheus e Kauan Na Praia”/2016).

Confira um trecho do primeiro DVD musical brasileiro em tecnologia 4K, feito pelo diretor:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sucesso! é um portal de notícias pertencente à Editora Espetáculo, empresa com sede em São Paulo e escritório no Rio de Janeiro, responsável pelo site showbusiness.com.br e pelas newsletters Sucesso e-mailing, Show Business Express, Show Business Urgente e Disparo Show Business.

Copyright © 2017 Editora Espetáculo

Topo