Notícias

Diretor da UBC em encontro com premier francês

Uma delegação da Cisac (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores) foi recebida ontem (quarta-feira) pelo primeiro-ministro francês Manuel Vallis, em sua residência oficial, na capital Paris, em homenagem aos 90 anos da organização.

A Cisac protege os direitos de mais de 4 milhões de criadores através de suas entidades, estabelecidas em 120 países dos cinco continentes. A delegação da Confederação foi liderada pelo compositor francês Jean-Michel Jarre, presidente da entidade e pioneiro da música eletrônica. E contou com mais de 100 convidados de todo o mundo, entre criadores de música, artes visuais e audiovisual.

Segundo Jean, a recepção do primeiro-ministro demonstra como é antiga a atenção dada pelo governo francês à cultura, aos criadores e à gestão coletiva dos seus direitos. Já o premier francês declarou que a luta em favor dos direitos autorais é fundamental para proteger as criações dos autores. “Nosso governo atua em vários níveis: a batalha contra a pirataria, a luta por uma remuneração justa dos autores e artistas para o uso digital de suas obras e a manutenção da variedade de canais que remuneram a criação”.

Ainda sobre o mercado digital, Jean-Michel Jarre afirmou que num mundo cada vez mais influenciado pela internet, é mais necessário do que nunca que os criadores recebam uma remuneração justa pela utilização de suas obras no mundo digital, especialmente nas redes sociais.

Presença brasileira

O diretor executivo da União Brasileira de Compositores (UBC), Marcelo Castello Branco (na foto, ao lado do compositor norte-americano Paul Willians), também esteve presente ao encontro histórico: “Este evento reforça a tradição francesa na defesa dos direitos de propriedade intelectual e seu compromisso com a inovação e a tecnologia”, afirmou.

A UBC ingressou na CISAC em 1946, com apenas quatro anos de atividades. Desde então, vem sempre trabalhando juntamente com a entidade, participando inclusive de seu conselho diretivo e sempre marcando presença nos encontros do Comitê Latino-Americano e do Caribe.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo