Na próxima quarta-feira (2), completa-se vinte anos do acidente aéreo que tirou a vida dos integrantes da banda Mamonas Assassinas. O choque da aeronave com um morro na Serra da Cantareira, quando já se aproximava do Aeroporto de Guarulhos, causou comoção em todo o país. Afinal de contas, Dinho, Bento Hiroto, Júlio Rasec, Samuel Reoli e Sérgio Reoli formavam a principal banda do país naquela época.
Sete meses antes, eles haviam lançado o disco homônimo que os levou ao estrelato. Foram mais de três milhões de cópias vendidas, com shows lotados em todas as regiões. Os programas de TV dominicais disputavam, a cada semana, a presença do Mamonas Assassinas. Quando conseguiam a participação dos garotos, exploravam ao máximo, garantindo horas de música e irreverência.
Mostrando que a obra do Mamonas permaneceu relevante após a morte de seus integrantes, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou um levantamento que compreende o período de 2004 a 2015. Nele, o órgão lista as músicas da banda que foram mais tocadas no período, nos segmentos Casas de Diversão, Casas de Festas, Música Ao Vivo, Rádio, Show e Sonorização Ambiental.
Destaque para “Pelados Em Santos”, que lidera o ranking, seguido por “Robocop Gay” e “Vira-Vira”. Confira o Top 10:
1 “Pelados Em Santos”
2 “Robocop Gay”
3 “Vira-Vira”
4 “Chopis Centis”
5 “Sábado de Sol”
6 “Bois Don’t Cry”
7 “Jumento Celestino”
8 “Mundo Animal”
9 “Sabão Crá-Crá”
10 “Lá Vem o Alemão”
O Ecad também divulgou as dez músicas do Mamonas mais gravadas por outros artistas. Mais uma vez, “Pelados Em Santos” lidera, seguido por “Robocop Gay” e “Chopis Centis. Confira:
1 “Pelados Em Santos”
2 “Robocop Gay”
3 “Chopis Centis”
4 “Vira-Vira”
5 “Sábado de Sol”
6 “Mundo Animal”
7 “Bois Don’t Cry”
8 “Sabão Crá-Crá”
9 “Lá Vem o Alemão”
10 “Jumento Celestino”