Destaque

Fafá de Belém fala sobre segundo DVD da carreira

Quarenta e dois anos de carreira, mais de 30 projetos gravados e dez milhões de álbuns vendidos no Brasil e em Portugal. É curioso notar que dentro desses expressivos números da discografia de Fafá de Belém haja pouco espaço para DVDs. Na verdade, até abril deste ano, Fafá só havia registrado um projeto audiovisual: o DVD Ao Vivo, de 2007.

Se por um lado esta lacuna nunca foi um problema para a artista, por outro os fãs da cantora paraense já estavam ansiosos por um trabalho do gênero. A espera de dez anos finalmente acabou com Do tamanho certo para o meu sorriso – Ao vivo, projeto gravado no Teatro Bradesco, em São Paulo. Além de segundo DVD de Fafá, o trabalho também chegou às lojas em CD, com distribuição da Radar Records.

O repertório traz as canções inéditas do álbum homônimo – último trabalho de estúdio de Fafá, lançado em 2015 – e alguns sucessos de sua carreira. Entre eles, Bilhete (Ivan Lins e Vitor Martins), Abandonada (Michael Sullivan e Paulo Sérgio Valle), Foi assim (Paulo André Barata e Ruy Barata) e Sob medida (Chico Buarque). A versão original desta última, coincidentemente, está na trilha da novela A força do querer (Rede Globo). “A autora, Gloria Perez, adora essa música”, lembra Fafá. Como se não bastasse ter uma canção embalando a história, ela também está no elenco da novela, interpretando uma cantora chamada Almerinda. “Foi uma surpresa ter recebido esse convite. Claro que fiquei muito nervosa antes das primeiras gravações, mas estou amando! O elenco é maravilhoso e me recebeu com muito carinho”, diz.

O sofisticado show que deu origem ao novo DVD já está de volta à estrada. Fafá tem se apresentado nas grandes capitais brasileiras e pretende seguir com a turnê em 2018. “E também levaremos o espetáculo ao exterior. Em outubro, estarei em Portugal e, no ano que vem, em outros países europeus”, revela a artista que, no palco, é acompanhada por apenas dois músicos: os paraenses Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro, também produtores do álbum.

Os novos DVD e espetáculo não deixam de ser uma viagem pela história da artista, resgatando clássicos, memórias, referências e até gestos e atitudes em cima do palco. “Este show de agora é especial. É pra dançar e emocionar”, comenta Fafá, lembrando que as canções inéditas do disco também são tocadas, casos de Asfalto amarelo e do sucesso Meu coração é brega, uma das preferidas do público nas últimas apresentações. “Esta me pegou desde a primeira vez que ouvi. É um chiclete (risos)”.

GUITARRADAS DO PARÁ

Versátil, a intérprete está viajando pelo Brasil também com outros formatos de shows. Entre eles, o inédito Guitarradas do Pará, uma homenagem à capital paraense. “Viajo no tempo em cima do palco e relembro a musicalidade plural de Belém. É um show mais dançante, com muita festa e alegria”, explica ela. O público paulistano poderá conferir o espetáculo no dia 14 de novembro, no Teatro Porto Seguro.

Os dois shows ainda fazem parte da celebração dos 40 anos de carreira da artista. Quatro décadas de sucesso muito bem vividas e repletas de momentos especiais, garante Fafá. O que não significa, absolutamente, que ela não tenha mais planos e sonhos. “Ainda há muito a fazer. Um artista nunca se sente totalmente realizado”, diz.

Com a maturidade de quem chegou recentemente aos 60 anos – e também de quem nunca se absteve de se manifestar publicamente sobre os problemas do país –, Fafá de Belém só deixa sua contagiante animação de lado quando a pergunta é justamente sobre o momento político vivido pelo Brasil. Pergunto: “você ainda tem esperança de que os nossos políticos possam pensar mais no povo e menos em seus próprios interesses?”. Ao invés de sua inconfundível gargalhada, Fafá responde com um sorriso mais contido: “eu ainda acredito no povo brasileiro”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo