Destaque

J Balvin lidera indicações ao GRAMMY Latino 2018

j balvinnn

O colombiano J Balvin dominou amplamente as indicações ao prêmio GRAMMY Latino 2018, divulgadas na manhã desta quinta-feira, pela Academia Latina de Gravação. Intérprete e um dos autores do sucesso mundial “Mi Gente”, o artista recebeu oito indicações, incluindo duas na categoria “Melhor Gravação do Ano” (a já citada “Mi Gente”, com Willy William, e “X”, com Nicky Jam), além de “Melhor Álbum do Ano” (“Vibras”) e “Melhor Álbum de Música Urbana”. Somente na categoria “Melhor Canção Urbana”, Balvin recebeu três das cinco indicações possíveis.

Outro destaque deste ano no principal prêmio da música latina é a cantora espanhola Rosalía, cujo sucesso “Malamante” recebeu nada menos que cinco indicações. A porto-riquenha Kany Garcia, a mexicana Natalia LaFourcade, o uruguaio Jorge Drexler e a revelação mexicana El David Aguilar tiveram quatro indicações, cada um.

O Brasil teve dois representantes em três das quatro principais categorias do prêmio. Chico Buarque concorre a “Melhor Álbum do Ano”, com “Caravelas” (Biscoito Fino), e a surpreendente cantora Anaadi foi lembrada em “Revelação” e “Melhor Gravação do Ano”, com “É Fake (Homem Barato)”, do álbum “Noturno” (Jasmine Music).

Outra indicação significativa foi a da cantora Anitta, com o sucesso “Downtown”, para “Melhor Canção Urbana”. O single tem participações de J Balvin (co-autor da faixa, ao lado da brasileira), Justin Quiles e Alejandro Ramírez. Já Yamandu Costa, Hamilton de Holanda Trio, Airto Moreira e Hermeto Pascoal fizeram o Brasil dominar a categoria “Melhor Álbum Instrumental”, com quatro de cinco indicações possíveis. Hermeto Pascoal e sua Big Band também foram indicados ao prêmio de Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz.

Na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)”, o domínio foi total da gravadora MK Music, com as indicações de Fernanda Brum, Cassiane, Anderson Freire, Pr. Lucas e Léa Mendonça. Já na categoria “Melhor Álbum Infantil Latino”, Mundo Bita foi indicado pelo álbum “Bita e a Natureza”. Tivemos ainda um representante indicado para “Melhor Álbum de Música Clássica”: o Brasil Guitar Duo & David Amado, com “Leo Brouwer: The Book Of Signs, Paulo Bellinati: Concerto Caboclo”

O Brasil foi lembrado também em três categorias técnicas: “Melhor arranjo” (Luiz Cláudio Ramos, por “Massarandupió”, de Chico Buarque, e ainda Vagner Cunha, por “Campos Neutrais”, de Vitor Ramil), “Melhor Projecto Gráfico de Um Álbum” (Daniel Eizirik, pelo disco “Meio Que Tudo É Um”, do grupo Apanhador Só) e “Melhor álbum de engenharia de gravação” (“Noturno”, da cantora Anaadi, gravado pelos engenheiros Leo Bracht e Felipe Tichauer, e “Rei Ninguém”, de Arthur Nogueira, gravado por Thiago Baggio e Rodrigo Sanches).

Confira aqui todos os indicados ao GRAMMY Latino 2018, cuja cerimônia será realizada, no dia 15 de novembro, no MGM Grand Las Vegas.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo