Destaque

Lançados vídeos inéditos da diva Mercedes Sosa

mercedes sosa2

Desde o último dia 9 de junho, e ao longo de um mês, vem sendo postados no YouTube (pela primeira vez), 22 vídeos com as músicas do lendário álbum “Cantora”, da diva argentina Mercedes Sosa, lançado originalmente em 2009. “Cantora” foi seu último álbum (ele morreria em 4 de outubro daquele ano, aos 74 anos) e resume o alcance internacional da sua voz e o respeito de artistas de todos os gêneros musicais, não apenas do folclore argentino, que era sua especialidade. Até o momento, o que podia ser visto no YouTube eram apenas trechos parciais no documentário “Un Viaje íntimo”, com cenas das gravações do álbum “Cantora”. A partir desse material original do filme, puderam ser criados esses 22 vídeos com as músicas completas, juntamente com cada convidado.

São duetos com Shakira, Fito Páez, Jorge Drexler, Joan Manuel Serrat, Pedro Aznar, René Pérez (de Calle 13), Lila Downs, Julieta Venegas, Gustavo Cerati, Charly García, Diego Torres, León Gieco e Caetano Veloso. Para os brasileiros, sem dúvida, o dueto de Mercedes e Caetano Veloso, que está sendo lançado nesta quinta-feira, dia 8 de julho, é a cereja do bolo deste projeto. O cantor e compositor relembra hoje com emoção a experiência: “É uma honra para mim que isso tenha acontecido. A primeira vez que vi Mercedes cantar, num palco carioca, foi reveladora para mim. Eu a conhecia de gravações e a respeitava. Mas ao ouvi-la ao vivo fiquei maravilhado”, diz. “Depois de vê-la cantar no Rio, procurei falar com ela e a partir dali tivemos poucos, mas intensos encontros, inclusive uma visita a sua casa em Buenos Aires, sempre ouvindo com atenção aquela entonação bondosa de sua fala”, explica.

mercedes e shakira

Caetano classificou o encontro deles no dia da gravação da faixa “Coração Vagabundo” como “doce e comovente”. “No estúdio havia uma atmosfera carinhosa e boa. Sinto-me mais inteiro tendo chegado a cantar com Mercedes. Fizemos isso no programa de TV “Chico & Caetano” (Globo) e fizemos também na gravação de estúdio. Sou grato ao destino por esses acontecimentos”, diz ele. No Brasil, além de Caetano, La Negra (como era carinhosamente conhecida no meio musical) gravou com nomes como Milton Nascimento (“Volver a los 17”, “O Cio da Terra” e “San Vicente”); Fagner (Años”),  Kleiton & Kledir (“Vira, Virou” e “Siembra/Semeadura), Beth Carvalho (“Sólo le Pido a Dios”) e Daniela Mercury (“O Que Será -À Flor da Terra”).

Mercedes Sosa era uma cantora única, com uma linda voz e uma expressividade singular. Ela nasceu na província de Tucumán, no norte da Argentina, em uma família humilde e se tornou uma verdadeira figura internacional, capaz de encher auditórios na Europa, Austrália, Estados Unidos e toda a América Latina.

Sua carreira se desenvolveu no campo do folclore argentino, onde deu voz ao boom do chamado Nuevo Cancionero e depois à música latino-americana em geral, com versões requintadas de composições de Violeta Parra, Milton Nascimento e Silvio Rodríguez. Durante a ditadura militar nos anos 1970, ela foi exilada e morou em Madri e Paris, mas, quando voltou, em 1982, sua figura se agigantou e conquistou a admiração de uma nova geração de fãs. Incorporou canções de artistas do rock argentino, como Charly García, e até se arriscou a cantar tango. Assim começou uma magnífica etapa, com canções de autores de prestígio de todo o mundo, unindo grandes figuras como Luciano Pavarotti e a concertista clássica Martha Argerich.

Ao longo dos anos, Mercedes teve muitos reconhecimentos e recebeu todos os tipos de prêmios e menções honrosas, como o Prêmio UNIFEM das Nações Unidas e a nomeação como Embaixadora da UNICEF. Foi vencedora de quatro GRAMMYs Latinos e um GRAMMY à Excelência Musical.

Assista ao vídeo de “Coração Vagabundo”, com Mercedes Sosa e Caetano Veloso:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo