Destaque

Laras anuncia Rita e outros homenageados no Latin GRAMMY

rita lee julho

Nesta quinta-feira, 25, a Academia Latina da Gravação (Laras), responsável pelo prêmio Latin GRAMMY, confirmou a relação de artistas e profissionais que serão homenageados no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas no dia 16 de novembro, véspera da cerimônia de entrega de troféus aos indicados à edição 2022 do prêmio. A brasileira Rita Lee está na lista dos homenageados, ao lado da espanhola Rosario Flores, da chilena Myriam Hernández, da argentina Amanda Miguel e da venezuelana Yordano, e receberá o Lifetime Achievement Award, pelo reconhecimento a seu trabalho como cantora, compositora e principal nome feminino do pop rock nacional.

“A obra de Rita Lee transcende gerações e é uma inspiração para criadores de música em todo o mundo”, afirmou Manuel Abud, presidente e CEO da Lara, em visita recente ao Brasil, quando participou do evento “Acoustic Sessions”, ação da Academia iniciada em 2016 e que chegou pela primeira vez ao nosso país. Na ocasião, o evento reuniu profissionais da indústria da música e cantoras Giulia Be, Luisa Sonza, Manu Gavassi, Agnes Nunes e  Paula Lima, que performaram em números gravados sobre a obra de Rita Lee. Produzido por Zé Ricardo, o “Acoustic Sessions” com as brasileiras, em homenagem à roqueira, será disponibilizado em outubro, na página do Latin GRAMMY no Facebook.

Antes de Rita Lee, a Academia Latina da Gravação havia concedido o Lifetime Achievement Award para artistas brasileiros como Roberto Carlos (2004), Jorge Ben Jor (2005), Os Paralamas do Sucesso (2007), Beth Carvalho (2009), Gal Costa (2011), Milton Nascimento (2012), Toquinho (2012), Ney Matogrosso (2014), Djavan (2015), João Bosco (2017), Erasmo Carlos (2018) e Martinho da Vila (2021), além de outros nomes envolvidos com a indústria da música, como o ex-executivo João Araújo e a apresentadora Hebe Camargo.

rita lee grammy

Material promocional com imagens dos homenageados, incluindo Rita Lee

De acordo com o comunicado da entidade que responde pelo Latin GRAMMY, além dos nomes que receberão o Lifetime Achievement Award, a cerimônia vai entregar o Prêmio Junta Diretiva ao ex-executivo de gravadoras e de outros segmento da indústria (e atual diretor da Fundação Latin GRAMMY), o espanhol Manolo Díaz, e aos músicos Paquito D’Rivera (cubano) e Abraham Laboriel (mexicano).

“As realizações coletivas deste extraordinário grupo de artistas e suas contribuições à música latina são imensuráveis”, reforçou Manuel Abud, CEO de A Academia Latina da Gravação. “Será um grande privilégio honrar estas figuras lendárias durante a Semana do Latin GRAMMY em Las Vegas.”
O Prêmio à Excelência Musical é concedido aos intérpretes que fizeram contribuições criativas de excepcional significado artístico para a música latina e suas comunidades. O Prêmio da Junta Diretiva é concedido a indivíduos que tenham feito contribuições significativas à música latina durante suas carreiras de outras formas além de performances. Ambas as distinções são votadas pelo Conselho de Diretores de A Academia Latina da Gravação.

Topo