Notícias

Nelson Motta receberá prêmio especial no Latin GRAMMY

A Academia Latina da Gravação anunciou hoje (quinta) as personalidades  que serão homenageadas com o Prêmio à Excelência Musical e com o Prêmio da Junta Diretiva na semana de comemorações da 17ª Entrega Anual do Latin GRAMMY. Os homenageados receberão suas premiações em uma cerimônia para convidados, no dia 16 de novembro, no Hotel Four Seasons, em Las Vegas. Segundo o Presidente/CEO da Academia Latina, Gabriel Abaroa Jr., todos os nomes anunciados nesta manhã “inspiraram a cultura e a comunidade latinas, criando um legado artístico inestimável”.

O Prêmio da Junta Diretiva será entregue ao radialista e compositor nicaraguense Carlos Mejía Godoy, ao compositor e produtor de TV dominicano Rafael Solano Sánchez e ao jornalista, compositor, escritor e produtor brasileiro Nelson Motta. Paulista, radicado no Rio desde os seis anos de idade, Nelsinho – como é carinhosamente chamado pelos amigos do meio musical – participa da cena musical desde os tempos da bossa nova, ao lado de nomes como Edu Lobo e Dori Caymmi. Há exatos 50 anos, foi vencedor do Festival Internacional da Canção com “Saveiros” (Motta /Dori Caymmi), interpretada por Nana Caymmi.

Como produtor, impulsionou o rock brasileiro e trabalhou com cantoras como Elis Regina, Marisa Monte e Gal Costa. Ao todo, compôs mais de 300 canções com parceiros como Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Marcus Valle e Erasmo Carlos. Trabalhou ainda como diretor artístico da Warner Music e produziu projetos para a extinta PolyGram. Já como escritor, lançou os best-sellers “Noites Tropicais” e “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”, obras que, juntas, venderam mais de 300 mil cópias.

No mesmo dia 16 de novembro, serão entregues também os Prêmios à Excelência Musical a músicos com trajetórias de grande importância artística no campo da gravação. São eles o grupo vocal espanhol de música folk El Consorcio, com mais de 40 anos de carreira; a cantora mexicana Eugenia León, que soma 25 álbuns em 35 anos de sucessos; o cantor e compositor argentino Ricardo Montaner, que vendeu mais de 25 milhões de cópias em 40 anos de carreira;  a cantora Ednita Nazario, grande diva da canção de Porto Rico, e o artista ítalo-argentino Piero, compositor de canções com temática social e politica.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo