Destaque

Paulo Sergio Valle fala hoje na live Janela UBC

paulo sergio valle ubc

Com 900 canções no currículo, o letrista e escritor Paulo Sergio Valle é um dos mais conhecidos compositores brasileiros. É, autor, entre outras, de hits como “Evidências”, “Samba de Verão”, “Preciso Aprender a Ser Só” e “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”. Além disso, desenvolve importante trabalho junto à classe de compositores — atualmente é diretor-presidente da União Brasileira de Compositores (UBC).

Nesta quinta-feira (29), a partir das 14 horas, Paulo Sergio Valle falará um pouco de seu trabalho, seja artístico seja como líder de classe, no bate-papo semanal online “Janela UBC”, promovido pela associação, sob o comando do produtor musical Geraldo Vianna. Com eles, estará José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, celebrando a união entre as duas instituições e promovendo um intercâmbio de experiências e vivências dos executivos para os mercados musicais do Brasil e de Portugal. A instituição presidida por Letria representa os interesses de mais de 20 mil autores lusitanos, além de autores estrangeiros que implementam de forma coletiva a gestão de seus direitos econômicos. A SPA foi fundada em 1925 e atua com gestão e representação dos direitos de autor de todas as atividades literárias e artísticas, visuais e audiovisuais.

Prolífico, o artista Paulo Sérgio Valle começou sua carreira cedo. Em 1964, com apenas 24 anos, compôs “Samba de Verão” com seu irmão, o cantor Marcos Valle — a música tornou-se uma das canções canônicas da bossa nova, junto com “Garota de Ipanema” e “Aquarela do Brasil”. Ao longo das décadas, fluiu com facilidade e maestria entre gêneros distintos, tendo composto do soul, com “Black is Beautiful”, que ganhou corpo na voz de Elis Regina, à primeira música de Natal da Rede Globo, além do hino do Goiás Esporte Clube e sucesso românticos como “Você me Vira a Cabeça”, cantado por Alcione, e “Cheiro de Amor”, interpretado por Maria Bethânia.

 ubc spa
José Jorge Letria (acima) é jornalista, poeta e escritor. Nascido em Cascais, tem uma vasta obra literária, que inclui livros infantis — foi redator da edição portuguesa do programa “Rua Sésamo” –, além de uma carreira longeva na política, tendo atuado como vereador da Cultura de Cascais entre 1994 e 2002. Suas obras foram traduzidas para mais de dez línguas e venceram diversos prêmios ao redor do mundo, como dois Grandes Prêmios da Associação Portuguesa de Escritores, Prêmio Internacional Unesco (na França) e Prêmio Aula de Poesia de Barcelona, entre outros. Paralelamente à sua carreira voltada para a escrita, Letria também se dedicou à música, durante a época da intervenção militar em Portugal, integrando o grupo de “canção de resistência”, ao lado de nomes como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Manuel Freire.

A live será transmitida gratuitamente através do Instagram da UBC, disponível no link https://www.instagram.com/ubcmusica/

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo