Destaque

UBC oferece curso online sobre história do “Copyright”

Desenvolvido pela Cisac University, braço educacional da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac), o curso on-line (em inglês) ministrado desde março de 2016, acaba de ganhar versão em português oferecida pela UBC em parceira com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). O curso, intitulado “Copyright: História, Cultura, Indústria”, é gratuito e está com inscrições abertas, sendo que o conteúdo estará disponível no próximo dia 15 de janeiro.

O curso começa com a invenção da imprensa por Gutenberg, no século 15, e chega até a era digital, com seus novos e complexos desafios por uma justa remuneração aos autores. As estações ao longo do caminho serão feitas de muitos artigos, vídeos, discussões interativas, linhas do tempo ilustradas e quizzes para testar os conhecimentos adquiridos.

A educadora por trás do curso é Marisa Gandelman, advogada especialista em direitos autorais, professora e ex-diretora-executiva da UBC. “Se você é do mercado, o curso o ajudará a entender historicamente que as leis são fruto de processos sociais e que a própria compreensão da necessidade de remunerar aos autores por suas obras não é rígida, muito pelo contrário, sofreu inúmeras transformações. Se você é apenas uma pessoa curiosa pelo tema do copyright, será interessante descobrir que as coisas que consumimos na internet não caíram do céu pela obra de Deus; são o resultado de um trabalho duro por parte dos autores, que merecem e precisam ser pagos por isso”, explica a especialista.

Marisa conta que a ideia geral do curso, cuja duração prevista é de quatro semanas (ainda que os tempos finais sejam determinados pelos próprios alunos), foi sempre estabelecer perspectivas mais amplas e uma detalhada contextualização histórica. Personagens fundamentais para a consolidação dos conceitos de copyright e direitos autorais, nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Europa continental, são descritos, e figuras e fatos emblemáticos que contribuíram para a consolidação da ideia de autoria ilustram as linhas do tempo.

Apesar de o curso ser gratuito, um upgrade pago permite a realização de um teste final que pode dar a chance de se obter um certificado de conclusão. Chancelado pela Cisac University, esse diploma agrega valor a currículos de profissionais desta área ou de outras. “É educação séria, com conteúdo e qualidade e uma narrativa de contar histórias. A gente salta a lógica dos cursos tipo YouTube, em que o espectador fica lá passivamente vendo um vídeo, para algo com muita interação, discussões, possibilidades de reflexão e lições em formatos variados. Sem dúvida vai atrair, informar e fazer pensar”, conclui Marisa.

O curso estará disponível na plataforma de educação on-line FutureLearn, que o hospeda, a partir de 15 de janeiro. Paralelamente, haverá uma versão em espanhol, também patrocinada pela UBC e destinada a alunos da América Latina, Espanha, Estados Unidos e de outras regiões de língua hispânica. Como no caso do curso em português, as inscrições também já estão abertas, e as aulas igualmente começam em 15 de janeiro.

Nas redes sociais da associação (TwitterFacebookInstagram e LinkedIn), é possível acompanhar as atualizações sobre o curso.

Para se inscrever, basta acessar: www.futurelearn.com

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo