O romantismo de José Augusto, um dos cantores/compositores mais importantes da música popular nos anos 1970, 1980 e 1990, será a atração desta sexta-feira, a partir das 22h45, no programa “Música na Band”, da emissora de TV. O show ao vivo, em formato de live e gerado a partir dos estúdios da emissora em São Paulo, terá ainda transmissão pelo YouTube e pela Band FM.
José Augusto começou a se envolver com a música ainda criança. Aos oito anos, foi estudar piano, canto e harmonia no Conservatório Nacional de Música do Rio de Janeiro. Aos 14, fez sua estreia em um festival de música de Santa Teresa, onde recebeu seu primeiro prêmio como melhor intérprete do evento. Anos mais tarde, após receber uma chance do produtor Renato Corrêa (na época integrante do grupo Golden Boys) para cantar com a orquestra do Maestro Gaya, ele começaria sua carreira de sucesso.
Em 1972, José Augusto foi contratado pela EMI e teve sua primeira composição gravada por Cauby Peixoto. No mesmo ano, fez um compacto simples como teste, mas só em 1973 lançou seu primeiro disco oficial com as músicas “De Que Vale Ter Tudo Na Vida” e “Eu Quero Apenas Carinho”. O trabalho vendeu um milhão de cópias. Ainda na década de 1970, passou a investir no mercado internacional com a canção “Luzes da Ribalta”, alcançando a marca de cinco milhões de LPs vendidos no México, Espanha, Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica, Equador, Venezuela e grande parte dos Estados Unidos. Até hoje, é considerado um dos nomes brasileiros com maior vendagem na América Latina — ao lado de Roberto Carlos e Nelson Ned.
Ao longo da carreira, compôs para grandes artistas brasileiros, como Alcione, Chitãozinho & Xororó, Simone e Fafá de Belém, além de ter dividido os vocais com a cantora norte-americana Dionne Warwick, prima de Whitney Houston, em “Quase Um Sonho”. Entre seus maiores sucessos estão os singles “Sábado”, “De Igual Pra Igual”, “Chuvas de Verão”, “Eu e Você”, “Fui Eu”, “Só Você”, “Amantes”, “Evidências” (hit de Chitão e Xororó) e “Sonho por Sonho”. A propósito, José Augusto está entre os músicos brasileiros que mais tem canções em trilhas de novelas da Rede Globo. Alguns exemplos são “Por eu Ter Me Machucado” (“A Indomada”), “Bate Coração” (de Corpo e Alma”), “Aguenta Coração” (“Barriga de Aluguel”) e “A Noite Mais Linda” (“O Mapa da Mina”).
Relembre um dos grandes hits de José Augusto, “Chuvas de Verão”, que estará no “Música na Band: