A série de lives Janela UBC, criada em abril deste ano, no início da quarentena imposta pela Covid-19, objetiva aproximar público e artistas e proporcionar debates sobre temas variados da indústria musical. Dezenas de importantes nomes da música — compositores, músicos, profissionais de setores variados da indústria — já participaram da iniciativa da UBC. Nesta semana, a associação convida os artistas Zé Manoel, BNegão e Túlio Mourão, além de seu Marcio Ferreira, para integrar a programação das lives que acontecerão no link http://www.instagram.com/ubcmusica/ , sempre às 16 horas.
Nesta terça-feira, Vanessa Schütt, gerente de comunicação da UBC conversará com Marcio Ferreira, gerente de atendimento e núcleo de TV da associação. Formado em administração de empresas, atua na área de direitos autorais desde 2004 e integra a área de atendimento da UBC desde 2009. Suas atribuições incluem relacionamentos com o Ecad, suporte às ferramentas do portal do associado e monitoramento dos cadastros de obras e fonogramas que vão para a televisão. Os dois executivos detalharão alguns dos pormenores dos processos de cadastro e atendimentos, explicando ao grande público seus funcionamentos.
Amanhã, às 16 horas, será a vez do cantor Zé Manoel ser entrevistado pelo escritor baiano Manno Goés. Natural de Pernambuco, Zé estudou piano clássico desde criança, e começou a carreira profissional aos 18 tocando em piano-bares. Com a mesma idade, integrou os grupos Chaleira Blues e Matingueiros, com os quais tocou em diversos estados do nordeste também como acordeonista. Ao longo da década de 2000 se destacou como compositor e produtor, participando de eventos como o Festival da Canção de Juazeiro e o Festival Pré-Amp, no qual foi premiado com a gravação de seu primeiro CD, que lhe abriu diversas portas, como fazer parte do casting da produtora francesa V.O. Music, que também representa nomes como Esperanza Spalding e Milton Nascimento. Em 2015 lançou o álbum “Canção e Silêncio” e neste ano o disco “Do Meu Coração Nu”, pela gravadora Joia Moderna.
Na quinta-feira, a cantora Paula Lima entrevistará o rapper carioca BNegão, conhecido por ser um dos vocalistas do grupo Planet Hemp e por seu trabalho à frente da banda BNegão e os Seletores de Frequência. Sua carreira começou na época do colégio, quando criou a banda Perfeição Nenhuma Small Band, na qual já demonstrava seu talento para mesclar punk, soul e hip hop de maneira única, característica que o destacou dentro da cena underground. Com sete álbuns de estúdio lançados ao longo das décadas e diversas bandas, BNegão é um dos principais nomes do hip hop alternativo brasileiro. Em 2012 ganhou o prêmio no Vídeo Music Brasil do canal MTV como melhor álbum do ano com o projeto “Sintoniza Lá”, disco de seu grupo BNegão e os Seletores de Frequência.
Encerrando a programação da semana, na sexta-feira, dia 6, às 16 horas, o produtor Geraldo Vianna conversará com Túlio Mourão. Compositor, pianista e arranjador, o mineiro foi um dos integrantes do grupo Os Mutantes na década de 1970, além de participar das bandas de artistas como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Chico Buarque e Ney Matogrosso, além de ter tido suas composições gravadas pelos nomes supracitados e também Nara Leão e Zimbo Trio. Túlio também é o diretor artístico do projeto “Orquestra Jovem de Divinópolis”, sua cidade natal, que visa desenvolver a formação artística e cultural ensinando música a jovens, oferecendo alternativas de aprimoramento pessoal e inclusão social.