Ídolo do chamado brega romântico nos anos 1970 e 1980, o cantor e compositor goiano Odair José está comemorando 50 anos de carreira. Neste sábado, dia 5, o artista celebra a data se apresentando no Sesc da Esquina, em Curitiba, capital paranaense. Em virtude da pandemia da Covid-19 (que nesta semana cresceu muito no estado do Paraná), o espetáculo não poderá contar com a presença do público, mas será transmitido gratuitamente, a partir das 15 horas, pelas redes sociais do Sesc PR, no YouTube e no Facebook.
Na década de 1970, Odair José compôs e gravou canções que o tornaram conhecido em todo o país e lhe renderam apelidos na imprensa, como Bob Dylan da Central do Brasil e Terror das Empregadas. Entre seus principais sucessos estão “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar”, “Cadê Você”, “Pense Menos em Nossos Filhos”, “Esta Noite Você Vai Ser Minha” e “A Noite Mais Linda do Mundo”.
“Eu Vou Tirar Você Desse Lugar”, lançada em 1972, superou um milhão de cópias vendidas, um marco para a época. O hit foi sucedido por diversas canções, entre elas, “Uma Vida Só”, que ficou conhecida pelo refrão “Pare de tomar a pílula”, e pela polêmica causada pelo Departamento de Censura da Ditadura Militar, que a considerou como desobediência civil e a proibiu de ser reproduzida em todo o território nacional. Nas décadas de 70 e 80, Odair José lotava grandes arenas, se apresentava com frequência em programas de TV (de apresentadores como Silvio Santos e Chacrinha) e teve várias músicas em trilhas de novelas.
Nos anos 2000 houve a redescoberta da discografia do músico, com a regravação de suas principais canções por Los Hermanos, Pato Fu, Zeca Baleiro, Paulo Miklos, dentre outros. O último trabalho de Odair José, “Hibernar na Casa das Moças Ouvindo Rádio”, foi lançado no ano passado, pela gravadora Monstro Discos.
No show deste sábado no Sesc da Esquina, em Curitiba, Odair José vai relembrar todos esses sucessos, passeando pelas suas cinco décadas de carreira.
Relembre Odair José cantando “Cadê Você”, faixa que estará no show virtual deste sábado: