A União Brasileira de Compositores, UBC, principal associação de autores do país, mostra mais uma vez engajamento em questões sociais ao apoiar o curta documentário “Deixa ela Tocar”, de Carol Crispim, com produção da Groove Lab. “O clima é de hostilidade para a mulher que quer ser músico profissional…, “Tem que colocar as mulheres para trabalhar e tem que ir para a prática no discurso”. Essas são algumas das declarações feitas por mulheres instrumentistas na abertura do filme, que aborda as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que escolhem fazer carreira tocando um instrumento em uma sociedade em que isso foi negado durante anos.
“Um filme sobre existir e resistir como mulher instrumentista no mercado da música”, comenta a diretora, que cuida do A&R na UBC. Com temas como machismo e sexismo na área musical, trazendo dados do último relatório “Por Elas Que Fazem a Música”, estudo divulgado pela UBC em março de 2022, que mostra que apenas 7% do mercado de músicos acompanhantes são ocupados por mulheres musicistas, o documentário de sete minutos será lançado nesta quinta-feira, dia 22, nos canais da UBC (YouTube e Instagram), e terá lançamento presencial no Memorial Municipal Getúlio Vargas, no bairro da Glória (Rio), às 18h30, aberto ao público. O filme foi contemplado pelo edital Foca e é apresentado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura.
“Deixa Ela Tocar” foi gravado no Centro de Referência da Música Carioca no primeiro semestre de 2022 e conta com depoimentos e performances de artistas como Carol Panesi (violinista, que estampa a Home desta matéria), Larissa Umaytá (percussionista), Maíra Freitas (pianista), Marfa Kourakina (baxista) e outras. Além disso, faz uma homenagem às mulheres que abriram caminhos, como Chiquinha Gonzaga, Rosinha de Valença e Monica Millet. O documentário conta ainda com a declamação de uma poesia exclusiva da artista e ativista Bia Ferreira.