Quando morreu num acidente automobilístico no interior de Gioiás, em 2015, o cantor e compositor Cristiano Araújo começava a consolidar seu nome nos mercados fonográfico e do show business. À época, rivalizava com Luan Santana e Gusttavo Lima no posto de principal artista jovem da música brasileira. Lançamentos como ‘Maus Bocados’, “Caso Indefinido’, ‘De Quem é a Cupla’, ‘Você Mudou”, entre outros, ocupavam os primeiros lugares nas paradas de rádio e fazem sucesso nas plataformas, modelo que à época ainda não tinha a força que tem hoje. Por tudo isso, a morte do artista, então com 29 anos, causou comoção nacional.
Em homenagem ao legado do artista que deixou sua marca na história da música brasileira, a Som Livre e a família de Cristiasno presenteiam o público com um single inédito, que chegará às plataformas no dia 9 de novembro. “Um dos precursores da nova geração do sertanejo, Cristiano Araújo foi o responsável por abrir portas para outros grandes nomes do meio e alavancar o gênero musical nas rádios e plataformas de streaming. Com um timbre de voz inconfundível, além de um carisma e um sorriso inesquecíveis, o artista, que partiu precocemente em 2015, conquistou uma legião de admiradores que o seguiam por onde fosse e até hoje honram o seu trabalho, como mostram os mais de dois milhões de ouvintes mensais no Spotify”, informa a gravadora.
Foi pensando em realizar um antigo sonho dos fãs que o pai do cantor, João Reis, juntamente com a Som Livre, decidiu anunciar e lançar a primeira música inédita deixada pelo artista. A faixa escolhida intitulada “Por que” será disponibilizada nas plataformas de áudio e também em formato de lyric vídeo no canal oficial do artista no YouTube — que tem impressionantes 3,64 milhões de inscritos. “Já são sete anos de saudades do Cristiano, e apesar disso, a memória dele segue tão viva na mente dos fãs quanto na minha, que sou o pai. Nada mais justo do que honrar a trajetória dele apresentando essa música nova para o público, que pede por isso há tanto tempo. Tenho certeza de que todo mundo vai se emocionar tanto quanto eu”, diz João Reis, pai do artista.