Já abordamos algumas vezes em nosso Portal Sucesso, em notas e matérias publicadas, o fenômeno das MTGs (abreviação de montagens), nascidas na cena funkeira de Belo Horizonte e “exportadas” na sequência a outras praças onde a urban music é forte. As MTGs nada mais são que remixes envolvendo dois ou mais gêneros, criados por DJs/produtores de funk.
“Efeitos”, sucesso de Cristiano Araújo, com Lauana Prado e batidas de DJ Lelis; e “Desilusão”, lançada em 2009 por Bruno e Marrone e “montada” agora por Loirin Produtor, com as participações de Zé Felipe e MC Jacaré, são dois exemplos de megasucesso de MTGs nas plataformas misturando funk com sertanejo. Há três semanas, “Desilusão MTG” alcançou o Top1 do Spotify, com mais de um milhão de plays em 24 horas.
Na última sexta-feira 2, o cantor Seu Jorge e o paulistano DJ Topo participaram de um evento para comemorar o êxito de outro desses novos remixes. Foram receber o certificado de diamante triplo pela marca de 500 milhões de plays alcançada com a “MTG Quem Não Quer Sou Eu”. Trata-se uma adaptação do sucesso de mesmo nome lançado em 2011 por Seu Jorge. Além dos dois, a gravação certificada conta com as participações dos MCs Leozin e G15.
O evento privado ocorreu no espaço de produção cultural Black Service, criado por Seu Jorge, em São Paulo. Entre os convidados, estavam amigos, familiares e nomes conhecidos da cena, como os trappers KayBlack e Vulgo FK. Durante a comemoração, DJ Topo entreteve os presentes com um set recheado de seus maiores sucessos.
Nas últimas semanas, a “MTG Quem Não Quer Sou Eu” vem dominando playlists e rankings das principais plataformas, alcançando o primeiro lugar no TOP 200 Brasil, Weekly TOP Songs Brasil e Daily TOP Songs Brasil, no Spotify. O sucesso foi tanto que ultrapassou as fronteiras nacionais — chegou ao topo do Spotify Portugal e entrou no TOP 50 Mundial.
“O Topo pegou minha voz e fez uma montagem de uma forma bem natural. Nunca pensei que o resultado ficaria tão próximo do tipo de música que costumo fazer e gravar. Ele abriu uma oportunidade gigante para essa nova geração consumir nosso trabalho. Agradeço muito ao Topo por essa nova musicalidade e por consagrar ainda mais essa faixa, que é tão especial”, afirmou Seu Jorge, que graças à MTG viu crescer consideravelmente o número de ouvintes que acompanham seu trabalho nas plataformas — só no Spotify, ele conta atualmente com mais de 13,2 milhões.
“É meu primeiro sucesso nesse nível. Foi uma chave enorme na minha carreira e é muito bacana ter esse marco pro funk. Estou muito honrado de estar aqui a seu lado, recebendo esse certificado de diamante triplo. E agradeço infinitamente por você ter acreditado e confiado na minha musicalidade”, completou emocionado o DJ, que, por conta do sucesso, acab de ser convidado a se apresentar no palco Supernova, do Rock In Rio, dia 22 de setembro. Ele informa que está preparando um repertório inédito e promete trazer o rock em seu set, “de uma forma nunca antes vista”.
Ouça a MTG de “Quem Não Quer Sou Eu”, com Seu Jorge, DJ Topo, MC G15 e MC Leozin: