Entre 6 e 8 de novembro, o Rio de Janeiro vai sediar a Digital Music Experience, evento que está em sua terceira edição e reúne os principais nomes do mercado musical digital para discutir, analisar e celebrar o futuro da música. O evento acontecerá Universidade Estácio de Sá (Auditório) – Centro Empresarial Barra Shopping – Barra da Tijuca . O público poderá se inscrever para participar ou acompanhar a transmissão, ao vivo, de qualquer lugar do mundo através do portal DMX, www.dmx.art.br.
Realizada pela MZA Music e o grupo Gael e dividida em três etapas – DMX Conference (painéis de debates e palestras), DMX New Talent (concurso de bandas e artistas independentes) e DMX Awards (1ª premiação no mundo baseada em vendas e audiências oficiais na WEB) –, a Digital Music Experience tem como objetivo promover reflexões e debater assuntos relevantes da indústria fonográfica, além de revelar tendências e cases do cenário digital no mundo da música.
Com temas que são primordiais para os diferentes players do segmento, a DMX Conference deste ano apresenta referências mundiais, como o advogado Miles Cooley. Responsável por representar Rihanna, Jay-Z e 50 cent, Cooley irá abordar o mercado digital de música nos Estados Unidos, e os novos rumos do direito autoral com as plataformas de streaming. Stephen Witt, jornalista americano autor de “Como a Música Ficou Grátis”, um dos livros mais comentados pela indústria nos últimos anos, também será responsável por um dos painéis. Sob a mediação do jornalista e crítico da revista Veja, Sergio Martins, Witt trará os bastidores de seu trabalho investigativo sobre a pirataria.
Outro tema bastante aguardado é o fenômeno dos canais audiovisuais na web que será debatido por KondZilla, proprietário do maior canal do Brasil no YouTube, com mais de 9 bilhões de views; pelo cantor e empresário Sorocaba; pelo cantor e compositor brasileiro de funk ostentação MC Guimê. Ainda no cenário do fenômeno digital, o evento falará sobre o poder da música infantil, abordando uma geração que já veio ao mundo conectada. Este painel será debatido por Chaps Melo, do Mundo Bita, Everaldo Coelho, da Playkids, Paula Taborda Guaranys, do canal Gloob, e Nelson Sato, da Sato Company, responsável direto por trazer na década de 1980 grandes fenômenos como Jaspion, Jyraya, Jigan, entre outros.
Andreas Kisser também fará parte desta edição no painel “A Trajetória Inversa de um Ícone do Heavy Metal”. Além do painel, o DMX também apresentará a exibição do documentário “Sepultura Endurance”. A economia musical também terá espaço na DMX Conference, em que os debates serão em torno de marcas que utilizam a música como plataforma de engajamento. Fernanda Paiva, da Natura Musical, Edson Natale, do Itaú Cultural, Daniela Cachich, da Pepsico, e Eduardo Sampaio, do Hotel Urbano, compõem a lista de palestrantes.
As conferências serão gratuitas e abertas ao público. Não haverá necessidade de credenciamento prévio e poderão também ser assistidas simultaneamente pelo site do evento.
PREMIAÇÕES
Além dos painéis, o Digital Music Experience também abriga duas importantes premiações, a DMX Awards e a DMX New Talent. A DMX Awards é a única premiação do mundo inteiramente dedicada ao universo da música digital, elegendo artistas, bandas, gravadoras, editoras e compositores. Serão premiadas as músicas mais comercializadas no país em todas as plataformas digitais com a consultoria da KPMG, que é responsável por consolidar os dados e informações recebidas dos players do mercado. A premiação visa reconhecer o artista, autor, música, gravadora e editora que mais se destacou em vendas no período de apuração de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017.
Já a DMX New Talent é inspirada nos grandes festivais das décadas de 60 e 70, e visa fomentar e dar oportunidade aos novos talentos independentes da cena musical. Para isso, artistas de todo o Brasil inscreveram suas canções na premiação e foram avaliados por uma comissão, que selecionou 10 finalistas para serem escolhidos pelo público em votação aberta no site: www.dmx.art.br/new-talent/ e também avaliadas pelo seu desempenho durante a fase de votações, assim como sua criatividade em promover ações diferenciadas a fim de angariar votos. O grande vencedor irá se apresentar no Digital Music Experience, fechará contrato para lançamento e distribuição digital em todas as plataformas digitais, e terá sua música gravada em um dos melhores estúdios do país. Já os vencedores do DMX Awards serão anunciados no dia 8 de Novembro no portal dmx. A programação completa do evento também pode ser conhecida através do portal.