O clássico “Refazenda”, composto e lançado por Gilberto Gil em 1975, foi regravado pela banda pernambucana Nação Zumbi como parte do álbum “Radiola NZ Vol.1” e agora acaba de ganhar videoclipe. Produzida pela Paranoid e dirigida por Denis Cisma, a produção revela imagens inéditas do compositor na Bahia dos anos 70. Captadas pelo fotógrafo Mario Luiz Thompson de Carvalho, as imagens exclusivas mostram, através das lentes de uma Super 8, momentos pessoais de Gil na praia entre familiares e amigos. “Atendendo o desejo da banda de ter a imagem de Gilberto Gil na produção, comecei a estudar formatos para essa premissa. Então, resolvi buscar materiais originais que nos dessem a oportunidade de revisitar o tempo retratado na música. Foi quando encontramos Mario Luiz Thompson e seu acervo”, conta Denis Cisma.
Ao estudar a letra, o diretor descobriu que ‘Refazenda’ é uma palavra criada pelo cantor para representar Guariroba – uma fazenda localizada no Planalto Central, onde Gil desejava montar uma sociedade alternativa. Além disso, o termo também carrega o significado de ‘refazer’. Indo mais afundo, o diretor descobriu ainda que o compositor se inspirou no baião e nas cantigas nordestinas, ao compor a música em versos alexandrinos – métrica utilizada em poemas do Nordeste.
Para transmitir justamente esse processo de releitura da Nação Zumbi à releitura de Gil sobre o baião, Cisma adicionou camadas e repetições na produção do videoclipe. O diretor ainda se inspirou em uma entrevista na qual Gilberto Gil revelou escrever ‘Refazenda’ preocupando-se primeiramente com as rimas e, após ter o material completo no papel, procurou encontrar um sentido para a obra.
Assista aqui ao videoclipe de “Refazenda”: