No final de agosto, chegará a São Paulo o musical “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”. Sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro, a montagem retrata a vida e a obra da cantora e compositora brasileira, contando com 23 atores. A estreia na capital paulista está marcada para o dia 29 (quinta), às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa – 153).
A trajetória de Yvonne Lara da Costa é contada no musical em dois atos que misturam três épocas diferentes, com a personagem da cantora aparecendo aos 12, 26 e 80 anos. São momentos que marcaram a vida da artista e, segundo o diretor Elísio Lopes, ajudam a explicar quem foi Dona Ivone Lara e qual sua importância para nossa música.
Outras cantoras marcantes de nossa música também são interpretadas no musical, casos de Nize da Silveira, Zaira de Oliveira, Clementina de Jesus, Elizeth Cardoso, Maria Bethânia e Gal Costa. “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” foi idealizado e produzido por Jô Santana, que acredita que, mesmo contando a história de uma artista nascida em 1922, o musical consegue dialogar com a mulher contemporânea: “Apresentamos muita dança, música e, principalmente, reverência à mulher brasileira”.
O espetáculo faz parte também do Projeto “Trilogia do Samba”, que consiste na montagem de outros dois musicais: “Cartola – O Mundo é um Moinho”, visto por mais de 100 mil pessoas entre 2016 e 2017; e o ainda inédito “Alcione – Marrom, O Musical”, com texto e direção de Miguel Falabella e previsão de estreia para 2020.