Começa amanhã, 12/11, e vai até quinta-feira a edição 2019 da Digital Music Experience (DMX), marcada para o Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro. Durante três dias, 11 talk shows reunirão importantes nomes de diferentes segmentos da música para falar e vivenciar temas diversos como: Beatmakers (as mentes por trás dos hits do momento), o papel social da música instrumental, a atuação misteriosa do arranjador na história da música popular brasileira, a história social do jazz e a participação da mulher na música instrumental.
No 5º andar, ao lado do auditório, acontecerá a DMX Experience, uma área de ativações e experiências tecnológicas ligadas a música, onde o público poderá conhecer e experimentar algumas tendências e brincar em espaços de interatividade. “A DMX é um espaço amplo, aberto e democrático para reunir as grandes personalidades contando suas histórias na música popular brasileira para uma plateia de jovens, estudantes e profissionais do segmento artístico. É um momento de troca de conhecimento, incluindo novas descobertas e como a música tem o poder de influenciar toda a sociedade e causar forte impacto cultural e social”, indica Marco Mazzola, produtor musical e idealizador do evento
Realizado pela primeira vez no MAR, a DMX vai ter um espaço dedicado aos novos talentos da música instrumental, a DMX Urbana, dando visibilidade a músicos urbanos que hoje se apresentam em diferentes pontos da cidade. Uma tenda será montada no térreo do Museu, e serão realizados 12 shows ao longo de três dias, entre 12h30 e 20 horas.
PROGRAMAÇÃO DE TALK SHOWS:
12 de novembro
14h – Amaro Freitas: a revolução do piano brasileiro
17h – A nova geração da guitarra elétrica: Davi Moraes e Pedro Baby
18h30 – Beatmakers, as mentes por trás dos hits do momento (com Papatinho)
13 de novembro
14h – Arranjador: o mago por trás das canções brasileiras (com Eduardo Souto Neto e Chico César )
15h30 – Hamilton de Holanda e seus desafios pelo mundo (com Hamilton de Holanda e seu manager Marcos Portinari)
17h – Clube da Esquina: Os Sonhos Não Envelhecem (Wagner Tiso, Marcio Borges e Lô Borges)
18h30 – Lugar de mulher é na música: A força feminina na música instrumental (com Bianca Gismonti, Dani Spielmann e Lan Lanh).
14 de novembro
14h – O universo da música gospel (com Gabriela Gomes e Bruna Karla)
15h30 – Ed Motta e o manifesto do Jazz pelo mundo (com Ed Motta)
17h – Jackson do Pandeiro: 100 anos do gênio do ritmo (com Elba Ramalho e Casuarina)
18h30 – Os desafios sociais de uma das maiores orquestras brasileiras: Camerata Jovem do RJ (Fiorella Soares, diretora da Camerata Jovem do Rio de Janeiro)