Por conta das mudanças temporárias no mercado do entretenimento, provocadas pela Covid-19, a organização do evento de criatividade e inovação Rio2C, cuja edição de 2020 aconteceria em maio e foi adiada para data ainda a ser confirmada, desenvolveu uma iniciativa digital para conectar o setor. Intitulada de Rio2C @LIVE, a ação promoverá ao longo do próximo mês uma maratona de painéis gratuitos e uma série de reuniões de negócios virtuais.
“O Rio2C nasceu da vontade de promover encontros, construir pontes e gerar conexões para troca de experiências, ideias e negócios instigando e promovendo a criatividade e a nossa capacidade ímpar de inovar. Hoje, a pandemia do Covid-19 que afeta a todos, em todos os cantos do mundo, nos forçou a repensar aquela que talvez seja a nossa maior fortaleza, a habilidade de reunir pessoas”, afirma Rafael Lazarini, fundador do evento.
Entre os dias 4 e 8 de maio, as atividades serão transmitidas no canal da Rio2C do YouTube e contará com 35 painéis com a participação de mais de 100 palestrantes (mais detalhes no site www.rio2c.com.br). As conversas abordarão temas relacionados às áreas de audiovisual, inovação, música, neurociência, mercado editorial, educação e mídias e marcas.
Alguns painéis discutirão os efeitos e desafios diretos das pessoas e empresas durante e após a pandemia, na busca por possíveis propostas e soluções para os mercados superarem a crise, e também sobre questões mais específicas do respectivo segmento. A curadoria das palestras é de Carla Esmeralda (curadoria geral e de audiovisual); Bernardo Zamijovsky (inovação); Zé Ricardo (música); Stevens Rehen (neurociência); Martha Ribas, Ana Paula Costa e Camila Perlingeiro (mercado editorial); Rakel Cogliatti (educação); e Cris Barreto (mídias e marcas).
Veja abaixo painéis relativos ao mercado musical e participantes:
04 de Maio – segunda-feira (18h00 às 18h45)
A FEBRE DAS LIVES
Artistas e executivos falam sobre a recente febre das lives em tempos de Pandemia, como elas estabeleceram um novo padrão artístico e se perduram quando acabar a quarentena, se competem com os shows ao vivo ou abrem mercado para as produções caseiras e sobre como melhorar a captação de som e luz, como rentabilizar e remunerar os artistas e final,ente como promover e engajar a audiência.
Felipe Simas, Sócio-fundador, F/SIMAS
Paulo Junqueiro, Presidente, Sony
Toni Garrido, Cantor e Compositor
Moderador: Marcelo Castello Branco, CEO, UBC
05 de Maio – terça-feira (18h00 às 18h45)
O SHOW TEM QUE CONTINUAR
Os Jogos Olímpicos, SXSW, Coachella, Cannes, os adiamentos e cancelamentos de grandes eventos causam prejuízos incalculáveis e especulação sobre o futuro do setor cultural. Ao mesmo tempo, a indústria que promove o encontro, a troca, a aproximação, busca soluções virtuais, alcançando recordes de visualizações em lives e se firma como única saída para sanidade da sociedade. Plataformas, Eventos e Patrocinadores conversam sobre o futuro da indústria do entretenimento, modelos de negócios possíveis, posicionamento de patrocinadores e alternativas para sobrevivência.
Louis Black, Co-fundador, SXSW e The Austin Chronicle
Patrícia Muratori, Head of YouTube, Content and Partnerships Brazil, Youtube
Ricardo Dias, VP de Marketing, Ambev
Moderação: Rafael Lazarini, SVP, Advisor & Head of Business Development, Live Nation Entertainment e Fundador, Rio2C
06 de Maio – quarta-feira (18h00 às 18h45)
QUAL O PAPEL DAS AGREGADORAS?
Executivos brasileiros de agregadoras internacionais falam como estão transformando o mercado da música, fazendo a ponte direta entre músicos e plataformas de streaming, e quais são suas estratégias para beneficiar os artistas.
Alexandre Schiavo, Managing Director Brasil, Altafonte
Eveline Alves
Marcos Chomen, Diretor Brasil, CD Baby
Arthur Fitzgibbon, Diretor Brasil, ONErpm Music Distribution
Moderação: Flora Gil, Diretora, Gegê Produções
07 de Maio – quinta-feira (18h00 às 18h45)
IP: DE QUEM É A MÚSICA?
Produtores, advogada e executivos falam sobre a questão da propriedade intelectual de alguns dos maiores hits da atualidade, sobre a perspectiva de quem os cria e quem os promove.
Décio Cruz, Gerente de A&R, Warner Chappell
Fernanda Abreu, Cantora e compositora
Papatinho, Produtor musical e beatmaker
Moderação: Mariana Valente, Advogada e Diretora do InternetLab
08 de Maio – sexta-feira (18h00 às 18h45)
PODCAST: UM NOVO JEITO DE FALAR DE MÚSICA
Criadores dos principais podcasts de música do momento falam sobre seus métodos de criação, roteirização e produção de conteúdo.
Cleber Facchi, Co-criador, Podcast VFSM (Vamos falar sobre Música)
Fabio Silveira, Editor-chefe, Podcast FastForward
Camilo Rocha, Co-criador, Escuta Podcast – Nexo
Moderação: Bruno Natal, Documentarista e jornalista