
A 15ª edição do evento Virada Sustentável, que acontece na próxima semana, na cidade de São Paulo, será palco de apresentações musicais que conectam arte, diversidade cultural e consciência socioambiental. Os shows e performances vão acontecer no Centro Cultural São Paulo (no bairro do Paraíso) nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro, com entrada franca.
No dia 17, às 19 horas, abrindo a programação musical da Virada Sustentável, a cantora Mariana Aydar levará ao palco um repertório que une tradição e contemporaneidade. A artista, ganhadora do Latin GRAMMY em 2024 (com o álbum gravado ao lado de Mestrinho) se destaca pela carreira consolidada em projetos que resgatam as raízes do forró e da cultura nordestina. Pela manhã, às 10 horas, o poeta e músico indígena Ian Wapichana.
Na quinta, às 20 horas, o festival exibirá a musicalidade plural de Thiago Ramil e Dona Conceição no CCSP. Thiago, cantor e compositor, se sobressai na nova cena da música popular brasileira pelo número de discos premiados e por explorar sonoridades que transitam da canção popular a experimentações visuais e sensoriais. Dona Conceição, artista de Alvorada (RS), é cantor, percussionista, compositor e performer, com forte atuação na cultura negra, de forma a unir música, poesia e ativismo. Juntos, Ramil e Conceição lançaram o álbum “Gosto”, um manifesto musical que mistura samba, ijexá, pagodão, reggae e R&B em canções sobre encontros, afetos e resistência.

Na sexta, às 19h15, o rapper RAPadura Xique-Chico ocupa o CCSP em uma grande homenagem aos 50 anos do gênero hip hop. Natural de Fortaleza (CE), o rapper é conhecido por criar o rapente, estilo que une rap a ritmos nordestinos como embolada, baião e maracatu. Vencedor do Hutúz, principal premiação do hip hop brasileiro, e indicado ao Latin GRAMMY em 2020, suas canções têm letras que exaltam a cultura popular e questionam as desigualdades sociais. A cantora e percussionista Lirys será convidada do rapper.
No dia 20, às 14 horas, o espetáculo musical para crianças e famílias Planeta Oca convida o público para uma experiência lúdica e educativa sobre o cuidado com a natureza. O show reúne música ao vivo, brincadeiras e personagens da fauna brasileira para promover a consciência ambiental de forma afetuosa e divertida.