
O duo pop africano Calema (uma das sensações da música pop em Portugal e outros países de língua portuguesa) veio ao Brasil nesta semana para gravação do clipe da faixa “Leva-me Tudo”, ao lado do brasileiro Dilsinho. Mesclando pop com uma pitada de pagode, a collab tem previsão de estreia nas plataformas digitais em abril.
O brasileiro se uniu aos irmãos António e Fradique (nascidos na Ilha de São Tomé e Príncipe), que anteriormente já haviam feito parcerias com artistas de diferentes países da lusofonia (comunidade de povos e nações que têm o português como língua oficial ou dominante). Foi a primeira vez que o Calema veio ao Brasil, mesmo considerando que sua trajetória musical teve início por inspiração do hit sertanejo “No Dia Em Que Eu Saí de Casa”, de Zezé Di Camargo e Luciano.
Foram muitas idas e vindas, ajustes de agendas, colocação de voz à distância, e quase dois anos até que “Leva-me Tudo” fosse gravada. “Fico extremamente feliz com esse reconhecimento do Calema em me incluir no seu projeto lusófono. Estamos construindo algo maravilhoso juntos há algum tempo, e isso me deixa realmente animado. A arte une pessoas, ideias, propósitos. Sou grato porque ela me uniu a esses caras super talentosos dentro e fora dos palcos”, compartilha Dilsinho.
Nas redes sociais, o trio fez uma publicação celebrando a parceria. Calema escreveu: “A nossa passagem pela lusofonia levou-nos ao Brasil, terra onde o nosso amor pela música começou. Que privilégio partilhar esta jornada contigo, Dilsinho! O teu talento é imenso, mas o ser humano incrível que és torna tudo mais especial”. A pedido dos irmãos, que decidiram gravar o videoclipe no Brasil, o Rio de Janeiro serviu de palco para o feat; com takes em uma praia paradisíaca e no subúrbio carioca, o material traz muitas referências da cultura brasileira para enriquecer as imagens, como a dança, a capoeira, a praia e o calor do povo.